Wilson e Amazonino disputam 2º turno no AM; David fica em 3º lugar

Wilson teve mais de 577 mil votos e Amazonino cerca de 536 mil

Wilson Lima (PSC) e Amazonino Mendes (PDT) vão disputar o segundo turno para o governo do Amazonas no dia 28 de outubro. Com 99,94% das urnas apuradas, o candidato do PSC teve 33,75%, enquanto o do PDT, 32,72%. David Almeida ficou em terceiro lugar na disputa deste domingo (7), com 23,60% dos votos.

Candidato ao governo pelo PSC, Wilson Lima participa de coletiva de imprensa

Candidato ao governo pelo PSC, Wilson Lima participa de coletiva de imprensa

Veja o total de votos, faltando O jornalista Wilson Lima fez uma coletiva de imprensa logo após ser confirmado para o 2º turno das eleições. Ele agradeceu aos eleitores e reforçou que deve priorizar a transparência caso for eleito.

“O povo foi dizer ‘eu quero um estado diferente para mim e para minha família’ entendendo que o nosso trabalho só está começando. O nosso trabalho é muito grande e, na medida que o tempo vai passando, nós vamos sentindo a responsabilidade de cuidar da vida dessas pessoas. Nós estamos muito comprometidos. Vamos continuar ouvindo o cidadão e nossa campanha vai continuar sendo a do diálogo, da transparência e da participação do cidadão. Nós vamos continuar caminhando ao lado povo”, disse.

Candidato ao governo pelo PDT, Amazonino Mendes participa de coletiva de imprensa

Candidato ao governo pelo PDT, Amazonino Mendes participa de coletiva de imprensa

“Acabamos de terminar o primeiro turno de uma eleição extraordinária, incrível e diferente. Surpreendeu muita, mas a mim confesso que não. Agora a luta vai começar. Ir para campo de ideias, das propostas. Uma nova eleição. Não vejo motivo de euforia do adversário, vamos tirar isso fazendo coisas concretas e verdadeiras, não pura expectativa com palavras. (…) Não enfrentei um candidato convencional, mas um candidato de conjuntura. Muito natural, normal. A eleição não terminou, estar incurso. Empate técnico, não uma derrota”, afirmou.

Wilson Lima e Amazonino Mendes deram declarações após resultado do 1º turno — Foto: Rickardo Marques e Adneison Severiano/G1

Wilson Lima e Amazonino Mendes deram declarações após resultado do 1º turno — Foto: Rickardo Marques e Adneison Severiano/G1

Resultado completo

Segundo o TSE, faltando apenas 5 urnas para serem apuradas, o resultado era:

  • Wilson Lima (PSC): 596.556 votos, 33,75% dos votos válidos;
  • Amazonino Mendes (PDT): 578.383 votos, 32,72% dos votos válidos;
  • David Almeida (PSB): 417.176 votos, 23,60% dos votos válidos;
  • Omar Aziz (PSD): 142.562 votos, 8,06% dos votos válidos;
  • Lucia Antony (PCdoB): 26.400 votos, 1,49% dos votos válidos;
  • Berg da UGT (PSOL): 5.432 votos, 0,31% dos votos válidos;
  • Sidney Cabral (PSTU): 1.324 votos, 0,07% dos votos válidos

Quem são os candidatos?

Amazonino Mendes, tem 77 anos e nasceu em Eirunepé. Em 1983, Mendes chegou à Prefeitura de Manaus. Em 1987, um ano após o término do seu mandato de prefeito, foi eleito pela primeira vez governador do Amazonas. Em 1990, ele chegou ao Senado. Três anos após ser eleito senador, o político retornou à Prefeitura. Desta vez, o mandato dele durou dois anos. Isso porque, em 1994, ele deixou o cargo para assumir, pela segunda vez, a função de governador do Amazonas. Ele ficou no cargo até o ano de 2002. Em 2004, tentou candidatura à Prefeitura de Manaus, mas foi derrotado por Serafim Corrêa. Em 2006, amargou outra derrota, desta vez para o governo. Ele foi vencido por Eduardo Braga. Em 2008, Amazonino voltou a se candidatar à Prefeitura, sendo eleito no 2º turno. Em 2017, Amazonino foi eleito para um mandato tampão, após a cassação de José Melo (PROS).

Campanha e propostas

Estreante na política do Amazonas, Wilson Lima recebeu críticas de canditados durante a campanha, o que causou polêmica ao ser questionado sobre a inexperiência no campo político. O candidato aproveitou para se mostrar como opção para o novo e prometeu, durante campanha mais transparência na gestão pública.

A nomeação de concursados na capital e no interior também fazem parte do plano, que incluem ainda aumento do efetivo das forças de segurança por meio de concursos públicos. No quesito Emprego e Renda, o plano apresenta a alternativa de redução tributária para empresas que aderirem a programas de incentivo a jovens aprendizes, de mulheres e outros. O programa também insere aplicação de recursos para a UEA, além de realizar um cronograma de conclusão das obras da Universidade.

A campanha de Amazonino foi marcada, sobretudo, por declarações a respeito da segurança do estado. Uma das ações que ele realizou neste âmbito, que foi um acordo com ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani para ações de segurança e custou R$ 5 milhões causou polêmica.

Em seu plano de governo, Amazonino disse ainda que vai priorizar a expansão das atividades econômicas, visando geração de empregos e renda, além de investimentos da rede de ensino integral e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da tecnologia, como acesso à internet nas cidades. A área de infraestrutura também foi citada durante a campanha, com a estruturação das rodovias AM-070, AM-010 e BR-319