AM recebe 47.672 medicamentos do kits de intubação; estoque é para 40 dias

O Amazonas recebeu 47.672 medicamentos do chamado “kit intubação”, neste segunda-feira (19), segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas. As unidades do estado enfrentam escassez do kit, composto por bloqueadores neuromusculares e sedativos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) possui kits de intubação suficiente para 30 dias. A remessa enviada – de 47.672 medicamentos – assegura a ampliação do estoque para mais 10 dias.

Desde o começo da pandemia, o Ministério da Saúde vem centralizando a compra do chamado kit intubação. Em algumas unidades de saúde do país, profissionais da saúde denunciaram a falta de sedativos para o atendimento a pacientes graves de Covid-19.

Suspensão de cirurgias

Desde o começo do mês, o Governo do Amazonas suspendeu as cirurgias eletivas nas unidades de saúde de Manaus. Com isso, estão mantidas apenas as cirurgias de urgência e emergência e aquelas que não podem ser adiadas por risco aos pacientes, como as cardíacas e oncológicas.

“A escassez de medicamentos usados na intubação de pacientes com Covid-19 levou o Ministério da Saúde a fazer a requisição administrativa da indústria local. Com isso, toda a produção está sendo direcionada para o Ministério da Saúde fazer a distribuição entre os estados”, informou o governo.

fonte: g1