AM tem programação gratuita e mobilização pela conservação das florestas na Semana da Amazônia

O Amazonas tem programação gratuita e mobilização pela conservação das florestas na Semana da Amazônia. As atividades fazem alusão ao Dia da Amazônia, celebrado nesta segunda-feira (5).

Na lista de eventos, estão ações de engajamento, apoio a festivais culturais, exposição e lançamento de um podcast e de uma reportagem especial, entre outras atividades.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoverá uma série de ações especiais. A programação ocorre até o dia 17 de setembro, com eventos concentrados em Manaus (AM), e a participação da instituição em ações nas capitais amazônicas Macapá (AP) e São Luís (MA).

Haverá atividades presenciais e online, com o apoio de instituições e organizações sociais que também atuam na conservação da floresta e na proteção dos seus povos.

“Nosso objetivo é engajar o público e enaltecer a beleza e os potenciais da Amazônia, e de sua gente. Quem prestigiar nossa programação terá a oportunidade de conhecer mais sobre a região, sobre o trabalho que é desenvolvido nela, assim como a história das populações que protegem a floresta. Será um momento de celebrar a Amazônia e pensarmos, juntos, nos desafios e oportunidades que a região representa para o Brasil e o mundo”, disse o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana.

Cultura e mobilização pela Amazônia

 

Até esta segunda-feira (5), a FAS realiza o Esquenta da Virada Sustentável 2022, que marca o lançamento oficial da 8º edição da Virada Sustentável Manaus, programada para novembro.

O evento é uma prévia do festival e terá atividades como yoga e shows de artistas como Márcia Novo e Jander Manauara. O “esquenta” está sendo realizado no espaço “Sun Manauara”, no Manauara Shopping, das 17 às 21h, e também abre espaço para uma edição especial da Feira da FAS, com a participação de 40 expositores.

A programação do “esquenta” da Virada Sustentável Manaus também conta com o Espaço do Conselho Criativo, formado por organizações e voluntários que criam, conjuntamente, a Virada Sustentável de Manaus. Em todos os dias de programação, o público poderá acompanhar diferentes atividades, como a “Batalha das Minas”, movimento de hip hop que pretende agitar o evento, e a roda de conversa “Reciclagem no dia a dia, o que é e como usar?”, que traz o debate sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

A FAS também leva a programação da Semana da Amazônia para o Centro Histórico de Manaus, nesta segunda-feira, com a campanha “Eu Voto Na Amazônia Viva”, cujo objetivo é conscientizar a população para votar em candidatos que tenham propostas pela conservação da floresta amazônica. A mobilização ocorre no Largo de São Sebastião e no Paço Municipal.

A campanha também marca presença no movimento “Remada Ambiental”, nesta segunda-feira, que acontecerá na Marina do Davi, com voluntários fazendo uma ação recolhendo resíduos sólidos dos rios na região.

Ainda na segunda-feira, haverá uma apresentação, de iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, no Teatro Amazonas, com os artistas David Assayag e Márcia Siqueira, que terá a interpretação da música “Amazônia”, ação articulada pela FAS em homenagem à data.

Para além do Amazonas

 

Em Macapá (AP), a FAS participa, neste domingo, da Feira Multicultural e do Festival “Nossa Amazônia”, realizada no Mercado Central. A programação inclui uma feira de sociobiodiversidade, programação musical e apresentação da campanha “Eu voto na Amazônia Viva”.

A campanha da FAS compõe o Festival Rexistência II, no Parque Rangedor, em São Luís (MA). O festival, dedicado ao Dia da Amazônia, terá apresentações artísticas e engajamento político pelo futuro da região.

Multimídia e exposição

 

A Semana da Amazônia também mobiliza o público no ambiente virtual. Desde o dia 1º de setembro, as redes sociais da FAS exibem um compilado de vídeos com influenciadores e jovens do programa da FAS Repórteres da Floresta respondendo à pergunta “Por que eu voto na Amazônia Viva?”. A influenciadora digital Samela Sateré Mawé iniciou a programação nas redes.

Nesta segunda-feira, dentro da programação do Esquenta da Virada Sustentável Manaus, aproximadamente 20 voluntários vão estender uma bandeira no Largo São Sebastião com a mensagem “Amazônia Viva”. A ação será filmada por drone e transmitida pelas redes sociais da instituição.

No mesmo dia, a FAS ainda lança o podcast ‘PodFAS’, que abordará, quinzenalmente, assuntos relacionados ao meio ambiente e aos povos da floresta, com foco na Amazônia brasileira. O programa será comandado pelo superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, e pela superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade.

Por fim, até o dia 11 de setembro, a FAS leva ao Shopping Manaus ViaNorte, na Zona Norte da capital, a exposição do projeto “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”, com imagens impactantes que evidenciam a problemática do despejo incorreto de resíduos sólidos nos rios da Amazônia. A iniciativa é executada pela FAS em parceria com a Coca-Cola Brasil.