Amazonas investiga caso ‘compatível’ com varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou, na noite dessa sexta-feira (1º), que está investigando um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Em nota, a secretaria afirma que o paciente é jovem e sem comorbidades. Se for confirmado, esse será o primeiro caso do Amazonas.

 

De acordo com a SES-AM, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), referência em diagnóstico e tratamento de doenças tropicais, detectou que o paciente apresentou “diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox”.

A fundação coletou material biológico do homem para a realização de mais exames. “Não havendo ainda resultado conclusivo e estando o caso em investigação”, afirma a secretaria de Saúde, em nota.

O caso investigado foi notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológica e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). É esse centro que determinará se o paciente passará de caso investigado para caso suspeito.

Segundo a SES-AM, o jovem segue em acompanhamento clínico e em vigilância epidemiológica.

A secretaria informou, ainda, que ele está em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames.

De acordo com a SES-AM, pessoas que tiveram contato com o paciente também estão sendo investigadas.

G1AM