Amazonas tem nove pessoas na equipe de transição do governo Lula

Transição do governo federal é definida e representantes do AM estão na equipe

O Amazonas tem nove nomes, entre políticos e técnicos, na equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Todos são voluntários e não vão receber pelo serviço prestado. Veja lista dos nomes abaixo:

  1. Senador Omar Aziz (PSD);
  2. Deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM);
  3. Ex-senador João Pedro (PT);
  4. Candidata a vice-governadora, derrotada nas eleições deste ano, Anne Moura (PT);
  5. Presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Marivelton Baré;
  6. Especialista em economia solidária Tatiana Valente;
  7. Ex-secretário de Turismo do Amazonas Orsine Júnior;
  8. Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz;
  9. Ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UFAM), Marilene Corrêa.

O novo governo eleito tem o direito previsto em lei de formar uma equipe para receber os dados a respeito da atual administração do país e para preparar os atos a serem editados imediatamente após a posse.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckimin (PSB), é o coordenador do grupo, que deve atuar até o dia 31 de dezembro.

Entre os políticos escolhidos para integrarem o grupo estão o senador Omar Aziz (PSD), o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), o ex-senador João Pedro (PT) e a candidata a vice-governadora, derrotada nas eleições deste ano, Anne Moura (PT).

Omar vai integrar o grupo da Justiça e Segurança Pública que, entre outras medidas, estuda anular os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a liberação de armas. Já Marcelo Ramos vai atuar no grupo da Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

O deputado, que chegou a ser vice-presidente da Câmara dos Deputados, foi uma das vozes mais atuantes em defesa da Zona Franca de Manaus no Congresso Nacional durante o governo Bolsonaro.

Já o ex-senador João Pedro vai atuar no grupo dos Povos Originários. O político chegou a chefiar a Fundação Nacional do Índio (Funai) durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Anne Moura integrará o grupo de Mulheres, que vai focar na articulação política com partidos e movimentos sociais sobre políticas públicas para o grupo.

Quem também foi escalado para participar da transição do novo governo foi o presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Marivelton Baré. Ele também vai atuar no grupo de Povos Originários, ao lado de João Pedro.

Já a especialista em economia solidária Tatiana Valente vai integrar a equipe Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas, a mesma equipe do deputado Marcelo Ramos. O ex-secretário de Turismo do Amazonas Orsine Júnior vai integrar o grupo de turismo.

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, foi chamada para trabalhar na equipe que vai cuidar da Juventude e a ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UFAM), Marilene Corrêa vai integrar o grupo voltado para o Meio Ambiente.

G1AM