Ano letivo nas creches municipais tem início na segunda (5) de forma remota

ano letivo das creches municipais inicia, de forma remota, na segunda-feira (5), segundo anunciou a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A secretaria informou que criou um grupo de trabalho que atua no planejamento das aulas presenciais, por isso, mesmo à distância, o controle dos alunos é realizado de acordo com a matrícula nas 22 creches.

O anúncio do retorno das atividades nas creche ocorreu nesta terça-feira (30), após o sorteio eletrônico que definiu as vagas para o ano letivo de 2021 nas creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O critério de vulnerabilidade social das famílias foi a prioridade do processo.

A relação com os nomes dos contemplados esta previsto para ser divulgado partir desta quarta-feira no site https://inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br/. O sorteio das vagas chegou a ser suspenso a pedido do Ministério Público.

“A Secretaria reitera que a Gerência de Creches desenvolve ações para orientar as atividades cotidianas das famílias para a aprendizagem das crianças de até 3 anos de idade durante o período de distanciamento social. Para isso, desenvolveu entre outros materiais, os guias “Vivências de Crianças Saberes Familiares” e o “Vivências domésticas no arranjo curricular de creche” oferecidos aos pais ou responsáveis de mais de cinco mil crianças das 22 creches da rede municipal. Este último, inclusive, foi organizado a partir das dicas elaboradas pelos próprios pais e professoras”, informou a Semed.

Ao todo, foram ofertadas aproximadamente 1,7 mil novas vagas para crianças de 1 a 3 anos de idade, que vão integrar as turmas do maternal 1, 2 ou 3. Sendo 60% delas, ou seja 1.020, destinadas às famílias inscritas no Cadastro Único (CAD) e 40% para as que não participam do CAD, sendo 680 vagas. O sorteio foi realizado pela plataforma Google Meet e foi acompanhado pela Gerência de Matrícula da Semed, Divisão de Informação e Estatística, Gerência de Creche e o MP-AM.

Para a efetivação da matrícula, os pais ou responsáveis devem aguardar o contato da Semed, como explica a gerente de Matrícula da secretaria, Darlene Lobato.

fonte: g1