Início Interagindo no Carnaval Após cancelamento, Trem do Samba vai acontecer em dezembro

Após cancelamento, Trem do Samba vai acontecer em dezembro

Festa tradicional havia sido cancelada por causa da pandemia e das dificuldades financeiras da SuperVia

Rio – A SuperVia afirmou, nesta segunda-feira (29), que o tradicional Trem do Samba vai mesmo acontecer este ano, em 4 de dezembro. A companhia havia anunciado o cancelamento da festa para priorizar a segurança dos passageiros e as negociações no processo de recuperação judicial da empresa. Por causa da pandemia, um único trem seguirá viagem com apenas 40% de lotação e a presença é limitada à Velha Guarda, além de alguns poucos sorteados.

“O Trem do Samba é a maior festa de música tradicional do Brasil”, disse Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do evento. “Já marcou não só a cidade do Rio de Janeiro, como o país. A realização do evento é uma vitória coletiva”, conta o cantor e compositor.

Todos os anos, no primeiro sábado depois do Dia Nacional do Samba, o Trem parte da Central do Brasil rumo à Oswaldo Cruz, onde uma grande festa espera os cariocas. O evento é uma homenagem a Paulo da Portela, que costumava voltar para casa cantando samba com amigos na década de 1920.

Hoje, Paulo é considerado um dos grandes heróis da história do samba, porque resistiu à marginalização da cultura negra na cidade. “O Trem do Samba é uma viagem muito simbólica. É uma forma poética do samba resistir”, disse Marquinhos.

Ele também contou que, por conta da situação financeira da SuperVia e da epidemia de covid-19 no Rio de Janeiro, não há condições de realizar a viagem como de costume, com cinco trens. A festa em Oswaldo Cruz, no entanto, está mantida. Atrações como Dudu Nobre, Moacyr Luz, Dorina e Leci Brandão já estão confirmadas.

Como forma de incentivar as medidas de prevenção à covid-19, os donos das máscaras mais bonitas e chamativas serão chamados ao palco. Já no trem, o certificado de vacinação será exigido de todos os participantes, que também devem usar máscaras.