Atlético Amazonense demite autor de gol contra proposital, aciona Ministério Público e pede impugnação da partida

O Atlético Amazonense comunicou nesta terça a demissão de Julio Campos, jogador que fez o gol contra proposital na partida contra o Sul America, no último domingo, pela segunda divisão do estado. Por meio de nota oficial, o clube informou ainda outras medidas que tomou em relação ao episódio. O Ministério Público estadual foi acionado para investigar o caso e um pedido de impugnação da partida foi apresentado ao TJD/AM.

Carlos Eduardo Mansur: O plano inflexível do Flamengo

O Atlético chamou o gol contra de sabotagem e afirmou não haver dúvidas de que se trata de manipulação de resultados. O clube se considera o maior prejudicado, pois ainda lutava por uma vaga entre os quatro primeiros, que se classificam para a Série A estadual. Com a derrota, estas chances deixaram de existir. A equipe soma sete pontos, na sétima colocação. Restando apenas um jogo a disputar, não tem mais condições de alcançar o RB do Norte, quarto colocado, com 12.

Surfe: ‘Meu psicológico é o principal’, diz Filipe Toledo antes da final do Mundial

O gol de Julio foi marcado aos 44 do segundo tempo, quando o placar já registrava 3 a 1 para o Sul América. Por tanto, ele não alterou o vencedor da partida. As maiores suspeitas são de manipulação envolvendo apostas esportivas. O Atlético anunciou que entrará com um pedido de responsabilização do atleta perante o TJD/AM na forma dos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que falam justamente sobre atuar contra a ética desportiva com o intuito de influenciar o resultado.

Tabela da Copa do Mundo 2022: Veja todos os jogos até a final

No lance em questão, o goleiro Luiz iniciou uma saída de bola acionando o zagueiro Thiago. Ele recuou para Julio, que se virou contra a própria meta e, de fora da área, chutou em direção ao gol sem que o arqueiro esboçasse qualquer iniciativa.

 

No vídeo que circula nas redes sociais, nenhum jogador captado pela câmera emite qualquer reação. Das arquibancadas, é possível ouvir uma voz (não se sabe se de torcedor ou de membro de um dos clubes) questionando o episódio: “Que isso? Que coisa feia…”.

Confira, na íntegra, a nota oficial do Atlético Amazonense:

O Sport Club Atlético Amazonense, em vista da grave sabotagem que sofreu na partida contra o Sul América Esporte Clube quando ainda lutava pelo acesso à série A estadual, vem tornar público o que segue.

Antes de qualquer coisa é fundamental deixar claro que a maior vítima desse acontecimento é o Atlético Amazonense. No início da 8ª rodada tínhamos sete pontos, e se vencêssemos chegaríamos a dez. Isso nos levaria à última rodada com possibilidades reais de ultrapassar o RB do norte na luta pela 4ª vaga. Na última rodada nós enfrentaríamos o lanterna que não venceu nenhum jogo, e o RB enfrentaria o líder, que venceu todos os jogos. Nós vencendo o lanterna e o RB perdendo pro líder invicto finalizaria a tabela com 13 pontos nossos, contra 12 do RB, e consequentemente estaríamos na semifinal. É óbvio que tínhamos chances altamente reais de conquistar a vaga e nosso desejo era lutar por ela até o último minuto.

A atitude anti-ética do atleta sepultou qualquer anseio de nossa equipe e deixou claro que o atleta desde o início da partida estava decidido a sabotar sua própria equipe.

A nós soa claro que há forte indício de atuação para manipulação de resultado. Não permitiremos que essa injustiça passe impune. No mesmo dia do jogo o atleta foi sumariamente desligado do elenco. Já acionamos o Ministério Público estadual para que investigue o fato. Apresentamos ao TJD/AM pedido de impugnação da partida, pois não há dúvida de que houve acontecimento particular com influência no resultado da partida, nos subtraindo a possibilidade de luta pelo acesso. Nas próximas horas apresentaremos também notícia de infração ao TJD/AM para que responsabilize o atleta na forma dos arts. 243 e 243-A, do CBJD