Campanha nacional contra sarampo e poliomielite vacina mais de 300 mil crianças no AM

Cerca de 74,18% do público-alvo já recebeu vacina contra sarampo. Dados são do Ministério de Saúde

No Amazonas, mais de 200 mil doses de vacinas contra o sarampo já foram aplicadas, o que corresponde a 74,18 % de cobertura entre o público-alvo, conforme o balanço da campanha nacional de vacinação. Já a aplicação da vacina de poliomielite ultrapassa os 161 mil, que é representada pelos 53,4 % de cobertura no estado. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados no dia 24 deste mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo termina dia 31 de agosto.

Somente no Amazonas, o público-alvo era de 304.907. O quantitativo de vacinas (VIP, VOP e Tríplice Viral) disponibilizadas para o estado foi de 770.820. Cerca de 161.733 doses de polio foram aplicadas e, de sarampo, foram 226.170 doses.

Na capital amazonense foi decretada a situação de emergência por conta da epidemia do sarampo. A concentração do elevado número da doença antecipou a campanha que seria iniciada em agosto. Além disso, já foram registradas três mortes em Manaus por sarampo.

Conforme o Ministério da Saúde, até o dia 21 de agosto, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, e 6.693 permanecem em investigação.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Fonte: G1