Com mais de 2,3 mil vagas, PSC ocorre neste domingo (17), no Amazonas

A 3ª etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC), para ingresso na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ocorrem neste domingo (17), no estado. Ao todo, serão oferecidas 2.369 vagas, sendo 1.886 para Manaus e 483 para as unidades acadêmicas de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

As provas serão realizadas nas cidades onde são ofertadas as vagas, de 8h30 às 13h30 (horário oficial de Manaus). Não foi divulgado a quantidade de alunos que prestarão o exame.

As avaliações serão compostas de uma prova objetiva com 54 questões, sendo seis de cada disciplina, todas valendo um ponto cada, com peso três; e uma prova de redação valendo nove pontos, com peso seis, totalizando 216 pontos.

A classificação final será feita com base na soma total dos pontos obtidos nas três Etapas do PSC, por curso, até o limite de vagas oferecidas, sendo obedecida rigorosamente a ordem decrescente do total de pontos obtidos. O resultado final será divulgado a partir do dia 15 de agosto.

Dicas para candidatos

 

Uma boa noite de sono, alimentação leve, hidratação, e programar-se para chegar com antecedência são algumas dicas para os candidatos que vão prestar o vestibular, conforme explica o professor André Barroso:

“É essencial que o candidato organize seu horário, para evitar atrasos ou perder a prova. Minha recomendação é, na véspera, fazer o trajeto até o local da prova, se possível no mesmo horário, para assim ter certeza de quanto tempo leva para chegar e se programar para sair mais cedo”, explicou.

 

Outra dica é apostar em uma alimentação leve e evitar comer pratos gordurosos ou experimentar algo que nunca comeu antes, para não correr o risco de passar mal durante a prova. Também é importante separar um lanche para a prova e se manter hidratado.

Ainda conforme o professor, quem pensa que esse é o momento ideal para fazer uma revisão, está enganado. Ele defende que descansar, ver um filme e ficar com a família são os melhores programas para a véspera da prova.

“Não vai ser um dia antes que o candidato vai conseguir aprender conteúdo novo. O que foi estudado já foi estudado. Até mesmo participar de viradão não considero uma boa alternativa. Tudo isso vai deixá-lo mais tenso para o dia da prova”, disse o professor.

Matrículas e início das aulas

 

O período para o cadastramento online e matrícula institucional dos candidatos classificados no PSC será divulgado pela Coordenação de Matrícula da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em data a ser divulgada em edital próprio. Os classificados devem acompanhar a página da Pró-Reitoria para verificar a publicação do documento.

Já as aulas dos cursos terão início no primeiro semestre letivo de 2022, no dia 17 de outubro, conforme o calendário acadêmico da Universidade, exceto as da turma de Fisioterapia, cujo início será no segundo semestre letivo de 2022. A data não foi divulgada.

G1AM