Cristo Redentor será iluminado de azul nesta quarta-feira durante lançamento de Semana do Pescado

O Cristo Redentor vai receber uma iluminação diferente na noite desta quarta-feira. Simbolizando as águas dos mares e rios, a luz azul vai decorar o monumento carioca em referência ao lançamento da 19ª Semana do Pescado, um evento que acontece a nível nacional com o objetivo de fomentar o consumo de produtos da pesca e da aquicultura no país. Considerada como a “segunda quaresma” pelo varejo, a Semana do Pescado vai durar do dia 1º ao dia 15 de setembro. Aos pés do Cristo Redentor, o reitor do Santuário, Padre Omar, abençoará um peixe grande, trazido por dois pescadores. A celebração acontece às 20h.

Em ato de solidariedade, quatro toneladas de peixes serão doadas para instituições atendidas pelo Setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo Redentor e também às famílias assistidas pela Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA), presente em mais de 130 países. As doações foram feitas pelo Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ) com apoio da empresa Frescato Company, responsável pelo beneficiamento e expedição do produto.

Outra ação programada ao longo do evento é um almoço social para 100 crianças e adolescentes, de 5 a 16 anos, em situação de extrema vulnerabilidade social da comunidade da Rocinha. Previsto para a quarta-feira (06/09), a partir do meio-dia, o cardápio será produzido por alunos do Instituto Capim Santo, que forma profissionais na área de gastronomia com o curso Cozinha do Amanhã.

 

Outros municípios

Patrimônio cultural imaterial do Estado, o tradicional festival de petiscos está entre a programação e acontece entre os dias 2 e 4, e de 7 a 11 de setembro, na praia do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio. No Mercado São Pedro, em Niterói, e restaurantes da Região dos Lagos também vai ter ações voltadas para a “segunda quaresma”, com promoções e descontos de frutos do mar.

O evento vai promover ações de impulsionamento em indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de venda no atacado e varejo, com eventos gastronômicos e afins para possibilitar maior acesso da população.

— Para a Semana do Pescado atingir seu objetivo é muito importante a adesão de todos os setores envolvidos. É um grande trabalho de equipe —, comenta a coordenadora da campanha no Rio de Janeiro, Edineia Costa Santos.

SERVIÇO:

Abertura da 19ª edição da Semana do Pescado 2022

Data: 31 de agosto de 2022

Horário: 20h

Local: Santuário Cristo Redentor