Datafolha: 65% dizem que participação de Bolsonaro nos eventos de 7 de Setembro foi para fazer campanha política

Dados da pesquisa Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, divulgados nesta sexta-feira (16) mostram que 2 em cada 3 brasileiros acreditam que a principal intenção do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao participar dos eventos de 7 de Setembro foi fazer campanha política.

 

Segundo o levantamento, 65% acreditam que ele foi aos eventos para fazer campanha, 28% afirmam que ele foi para comemorar os 200 anos de independência do Brasil e 7% não sabem ou não responderam.

Veja o resultado:

Entre os eleitores de Bolsonaro, 67% afirmam que ele foi comemorar a independência, 25%, que ele foi fazer campanha e 8% não sabem. Já entre os eleitores de Lula, 89% dizem que o presidente foi fazer campanha, enquanto 6% afirmam que foi comemorar e 5% não sabem responder.

No 7 de setembro, Bolsonaro participou de eventos comemorativos em Brasília e no Rio de Janeiro. Na capital federal, durante a manhã, assistiu a desfile militar e fez discurso de campanha. Durante a tarde, foi para o Rio, onde pediu votos, disse que seu governo será melhor caso seja reeleito e atacou o ex-presidente Lula.

O atual levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 de setembro de 2022, com 5.926 entrevistas presenciais em 300 municípios, com eleitores de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE – BR04099/2022.

De acordo com a pesquisa, 51% das pessoas tomaram conhecimento dos discursos do presidente nesses eventos.

VEJA TAMBÉM

Postura durante os eventos

 

A pesquisa também perguntou sobre a postura de Bolsonaro durante as comemorações de 7 de Setembro. Para 49% dos eleitores, ele agiu mal. Outros 36% consideram que agiu bem e 15% não sabem ou não responderam.

A grande maioria dos eleitores de Bolsonaro (80%) acredita que ele agiu bem durante os eventos, enquanto 8% consideram que agiu mal e 12% não sabem responder.

Entre os eleitores de Lula, 75% avaliam que o atual presidente agiu mal, 12%, que agiu bem e 13% não sabem.

G1