David Almeida assina termo de participação em consórcio para aquisição de vacinas

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na tarde desta segunda-feira (1°), o termo de compromisso que garante a participação da capital amazonense no consórcio para aquisição das vacinas contra a Covid-19, juntamente com os outros municípios participantes.

A assinatura ocorreu durante a reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP)Ainda não há previsão para aquisição das vacinas, mas, segundo o prefeito, a medida garante maior força na negociação com fornecedores, possibilitando a compra com preço abaixo do mercado.

A expectativa é de que na sexta-feira (5), uma minuta seja distribuída aos prefeitos, que encaminharão o projeto à Câmara Municipal.

A primeira assembleia com os prefeitos associados no consórcio acontecerá entre os dias 5 e 10 de abril. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenvolvido para realizar a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

“Vale destacar que não há interesse de competir com o Ministério da Saúde e governos estaduais, mas sim agregar esforços para a vacinação da população, e conter a disseminação do novo coronavírus”, disse a prefeitura, em nota.

Conforme balanço do Governo do Amazonas, até domingo (28), foram aplicadas 130.891 doses da vacina contra Covid em Manaus, considerando a primeira e segunda dose. A população da capital é estimada em 2,2 milhões de pessoas.

Compra de vacinas

Na quinta (25), a Justiça Federal havia determinado que o Amazonas comprasse vacinas para imunizar 70% da população do estado.

A decisão ocorreu um dia após o Senado aprovar um projeto que tem o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelos governos federal, estaduais e municipais. O texto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), segue para a análise da Câmara.

fonte: g1