Dia dos Pais terá horário especial para visitação aos cemitérios de Manaus

 
O Dia dos Pais se aproxima, no próximo domingo, 14/8, data que é tradicionalmente marcada por homenagens para os pais que já morreram e deixaram saudades e boas recordações. Pensando nisso, a Prefeitura de Manaus finaliza os preparativos para as homenagens nos dez campos-santos da capital, com funcionamento das 6h às 18h.
 
O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Altervi Moreira, explica a logística de atendimento para receber o público nos dez campos-santos de Manaus, sendo seis na capital e quatro na zona rural, coordenados pela pasta.
 
“A Prefeitura de Manaus estará nos dez cemitérios públicos, onde a nossa equipe vai recepcionar a população que vai visitar os seus entes queridos. Nos campos-santos foi feito todo um trabalho de limpeza, capina, poda e pintura. Estão nós convidamos a todos, pois serão bem recepcionados de uma forma mais humanizada, que é a determinação do prefeito David Almeida”, destacou Moreira.
 
Mais de mil servidores municipais atuarão no atendimento e orientação ao público. Uma grande estrutura de atendimento está sendo montada, por meio da Semulsp, em parceria com as demais secretarias municipais. Estão sendo concluídos nesta sexta, os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e resíduos sólidos nas alamedas e arredores de sepulturas dos cemitérios.
 
Estrutura
 
Ainda na parte física, alguns pontos de luz foram substituídos em todos os cemitérios, que já possuem iluminação a LED. Serviços de asfaltamento e ordenamento do passeio público também foram implementados nesses espaços.
 
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) terá equipes de fiscalização atuando em todos os cemitérios de Manaus. Servidores vão se revezar para ordenar e fiscalizar o comércio informal nesses locais.
 
Trânsito
 
O monitoramento das vias no entorno dos principais cemitérios da cidade será realizado por agentes de trânsito e fiscais de transportes, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A ação visa garantir a segurança viária e facilitar o acesso dos visitantes aos cemitérios, além de manter a fluidez do tráfego.
 
Apoio
 
O Fundo Manaus Solidária, as secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Corpo de Bombeiros também estarão com apoio nos locais.
 
Texto: Rebeca Mota/ Semulsp
Fotos: Divulgação/ Semulsp