Em Manaus, consumidor espera gastar em média R$ 80 na Páscoa, diz pesquisa

Quanto aos preços praticados no comércio varejista, a pesquisa verificou que 99,3% dos consumidores entrevistados acreditam que para o próximo mês estarão um pouco ou muito mais altos. do da Páscoa. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (28), pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM). A pesquisa junto a 400 consumidores.

Quanto aos preços praticados no comércio varejista, a pesquisa verificou que 99,3% dos consumidores entrevistados acreditam que os valores para o próximo mês estarão um pouco ou muito mais altos.

Dentre as intenções de compra dos consumidores para os bens de consumo de natureza pessoal tiveram destaque: vestuário (29,0%), celulares (29,0%), informática (26,0%), relojoaria (11,3%), calçados (7,3%), veículos (5,8%), tecidos (3,5%), artigos desportivos (2,5%) e ótica (2,3%).

Em relação à expectativa econômica do consumidor, 38,3% dos entrevistados acredita que a economia do Amazonas para os próximos seis meses estará um pouco ou muito melhor, por outro lado, para 27,2% acredita que permanecerá inalterada e para 34,5% a economia estará um pouco ou muito pior.

O levantamento verificou ainda a situação financeira familiar e apontou que 40,0% dos consumidores constaram que melhorou, quando comparada há seis meses atrás.

Empregabilidade

A pesquisa revelou ainda que 82,3% dos entrevistados acredita que está um pouco ou muito mais difícil conseguir um emprego, no entanto, o levantamento apontou que 15,2% dos entrevistados acreditam que conseguir um novo emprego permanece um pouco ou muito mais fácil. Apenas 2,5% dos consumidores entrevistados acredita que as chances de recolocar- se no mercado de trabalho permanecem inalteradas.

Fonte: G1.