Em Manaus, mais de 100 mil participam da festa de Pentecostes

Mais de 100 mil pessoas participaram da celebração em memória a descida do espírito santo em meio aos apóstolos na festa de Pentecostes. O encontro ocorreu no Sambódromo, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Sul de Manaus.

A partir das 14h os fiéis começaram a chegar no Sambódromo. Seis arquibancadas e grande parte da passarela do samba ficaram lotadas de devotos, que acompanharam a chegada da Procissão de entrada e a missa.

Com o tema “Espírito Santo, liberta-nos pelo Direito e pela Justiça”, o evento celebrou o início da igreja católica.

 O encontro do Pentecostes ocorreu no Sambódromo, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Sul de Manaus. — Foto: Ive Rylo/G1 AM

O encontro do Pentecostes ocorreu no Sambódromo, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Sul de Manaus. — Foto: Ive Rylo/G1 AM

“A festa é uma grande comemoração da vida. Pedimos ao Espírito que ele venha instaurar a justiça e o direito, condições de uma vida digna para os filhos de Deus”, disse o arcebispo Dom Sergio Castriani

A missa iniciou às 17h e foi inicialmente celebrada pelo padre Charles e, em seguida, pelo arcebispo Dom Sergio Castriani. Outros 150 padres da Arquidiocese de Manaus também participaram do evento.

A celebração reuniu devotos de centenas de paróquias em vários bairros da capital.

“Essa é uma das maiores festas da nossa igreja, quando o espírito santo desceu sobre os apóstolos. Como em Jerusalém, todos reunidos, estão todas as igrejas reunidas aqui”, disse a devota Maite Oliveira, de 25 anos.

Ela veio junto com cerca de 200 pessoas da paróquia de São Lázaro, localizada no bairro de mesmo nome na Zona Sul de Manaus.

“Viemos dois ônibus lotados e três vans. É cansativo, mas é muito bom, saímos leve como se o espírito santo estivesse com a gente. É uma das festas mais lindas da igreja. Assim todos os anos fazemos”, disse.

 Mais de 100 mil participaram da festa de Pentecostes em Manaus — Foto: Ive Rylo/G1 AM

Mais de 100 mil participaram da festa de Pentecostes em Manaus — Foto: Ive Rylo/G1 AM

A doméstica e ministra da eucaristia Leoziete Ferreira, de 57 anos, levou a neta de 10 anos do bairro Nova Cidade acompanhar a cerimônia.

“O espírito santo é luz e nos alimenta, nos protege. Vim junto com esse povo receber a bênção do espírito santo tão importante em nossas vidas”, disse.

Fonte: G1