Estoque de sangue cai 53% no início de setembro e Hemoam convoca doadores

Com o baixo comparecimento de doadores nos primeiros dias de setembro o estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) atingiu nível crítico nesta sexta-feira (9), com 53% abaixo da quantidade ideal.

A baixa nas doações vem se arrastando desde o inicio do mês de agosto, com uma média de 150 doações diárias. Para regularizar o estoque, são necessárias 200 a 250 doações por dia.

O feriado prolongado acabou acentuando a carência de bolsas de sangue principalmente do tipo O+ e O-. O abastecimento crítico já é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde. O Hemoam informa que o estoque de A+ está em nível normal.

Requisitos

 

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos, caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal.

Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

Informações

 

Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

Quem teve gripe fica sem poder doar por sete dias.

Para saber se você está apto a doar sangue ou se está dentro dos critérios para ser um doador, o Hemoam disponibiliza os canais de atendimento para informação.

É possível tirar dúvidas pelos telefones 3655-0166 ou 3655-0271; ou pelo WhatsApp 98431-9920. As redes sociais do Hemoam estão fora do ar durante o período eleitoral, em cumprimento à Lei 9.504/97.

G1AM