Festival de Parintins 2018: confirmada a transmissão ao vivo pela televisão para todo o Brasil

O 53º Festival Folclórico de Parintins será transmitido na íntegra para todo o Brasil através da parceria entre “TV A Crítica” e “TV Cultura”.

O anúncio do acordo foi feito pelo vice-presidente da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), Dissica Calderaro, durante a estreia da nova temporada do programa Arena dos Bumbás.

“A gente tem o compromisso de andar com o povo de Parintins, esse povo criativo e único. Eles ficam torcendo para que isso aconteça (transmissão nacional). O povo de Parintins e de fora não vai ficar de fora da nossa transmissão. Mais uma vez a TV Cultura vai transmitir o Festival para todo o Brasil”, comentou Dissica.

Pelo terceiro ano consecutivo, o SRzd estará presente para levar aos leitores tudo o que acontecer nos bastidores do evento que será realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho.

A festa folclórica dos bois-bumbás, além de ser uma das comemorações mais aguardadas da região, é considerada uma das dez mais populares do Brasil. A cada ano, cerca de 100 mil pessoas se deslocam até a ilha para ver o espetáculo.

Boi Garantido – Festival de Parintins.

E não apenas o Bumbódromo se veste nas cores dos bois Garantido e Caprichoso. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores vermelha para o boi Garantido e azul para o boi Caprichoso.

A primeira edição do Festival Folclórico de Parintins aconteceu em 1965, com a apresentação dos dois bois e 22 quadrilhas. Alguns anos depois, o evento cresceu, ganhou fama, foi transmitido nacionalmente e passou a ser considerado como atração turística.

As apresentações, a céu aberto no bumbódromo, colocam frente a frente na disputa o Boi Caprichoso, de cor azul, e o Boi Garantido, de cor vermelha.

Um dos pontos altos de manifestação da cultura local, explora as temáticas regionais, com lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos, através de alegorias e encenações.