Fortaleza foi o destino preferido dos amazonenses no 1º semestre de 2022, aponta pesquisa

Fortaleza, no Ceará, foi o destino preferido dos turistas amazonenses no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). A capital cearense foi a opção de 11,87% dos turistas entrevistados.

De acordo com a Amazonastur, São Paulo (citado por 11,15%), Parintins (citado por 10,79%), Belém (citado por 10,07%), Santarém (citado por 6,12%) e Rio de Janeiro (citado por 4,32%) completam a lista.

As paisagens deslumbrantes e a relativa proximidade geográfica fizeram a família da manauara Jane Lima voltar visitar a Fortaleza pela sexta vez, em março deste ano.

Jane durante viagem em Fortaleza.  — Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

“Adoro vir para Fortaleza, primeiro porque é uma cidade linda, com praias sensacionais. E o outro motivo é o custo benefício, porque acho que por lá você consegue se divertir sem gastar tanto, como em outros lugares. Por isso, sempre que a gente pode, visitamos o Ceará”, disse Jane.

 

Pelo grande número de vezes que visitou a cidade, a manauara diz que considera Fortaleza a sua segunda casa.

“Já fiz tantas viagens ao Ceará que me sinto muito familiarizada com tudo lá, é como se fosse a minha casa fora de Manaus. “, conclui a psicóloga.

 

Jane e a família Lima já visitaram a capital cearense seis vezes.  — Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Parintins compõe lista

Segundo a Amazonastur, ao longo de todo o ano passado, os destinos mais visitados pelos amazonenses foram basicamente os mesmos, apenas com variações na ordem: São Paulo (citado por 17,86% dos entrevistados) liderou a preferência, seguida por Fortaleza (citado por 11,61%), Belém (citado por 9,82%), Rio de Janeiro (citado por 8,04%) e Santarém (citado por 8,04%).

O levantamento aponta que no primeiro semestre deste ano a única novidade foi o município amazonense de Parintins. A explicação está no fato da cidade ter sediado, após dois anos, o Festival Folclórico protagonizado pelos bumbás Caprichoso e Garantido. O evento atraia milhares de turistas, principalmente de Manaus.

G1AM