g1, TV Globo e GloboNews divulgam pesquisas presidenciais de Ipec e Datafolha a partir das 18h, com destaque para votos válidos

g1 e a GloboNews publicam, às 18h deste sábado (1º), o resultado das pesquisas de intenção de voto do Ipec e do Datafolha sobre a disputa pela Presidência da República. Em seguida, o levantamento será divulgado na TV Globo.

Uma hora antes, a partir das 17h, serão publicadas também as intenções de voto para disputas pelos governos de 16 estados.

Por conta da proximidade com o 1º turno, que acontece no domingo (2), nesta rodada a divulgação da pesquisa dará destaque para os votos válidos, que excluem os brancos e os nulos.

Isso acontece porque são os votos válidos que definem o resultado da eleição – a Justiça Eleitoral não leva em conta os votos brancos e nulos. Então, destacar os votos válidos permite uma melhor comparação entre os números da pesquisa e o resultado final da eleição, que é divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além da pesquisa nacional, serão divulgados levantamentos do Datafolha sobre as disputas pelos governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. E do Ipec sobre Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraná, Paraíba, Goiás, Bahia, Maranhão e Ceará.

Candidatos à Presidência da República na eleição de 2022 — Foto: Reprodução; Edilson Rodrigues/Ag. Senado; Michelle Almeida/TV Sergipe; Dida Sampaio/Estadão Conteúdo; Fátima Meira/FuturaPress; Suamy Beydoun/Agif