Garantido repudia suposta truculência de tenente da PM

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, por meio de nota, que repudia as atitudes do tenente da Polícia Militar (PM), Wilson Cursino Neto, pelo comportamento inadequado, desproporcional e perigoso quando da realização da tradicional saída do Garantido, pelo Dia de São João.

O referido oficial provando desconhecimento dos termos do acordo feito diante do Comando da Polícia Militar em Parintins, que definia a hora de chegada na Praça da Catedral, às 3h da madrugada, tentou encerrar o evento antes das 2h.

Chamado para tentar resolver o impasse, o presidente Fábio Cardoso foi desrespeitado e agredido, bem como diversos outros membros da agremiação. Imagens registradas por diversas pessoas presentes, mostraram a truculência com qual o oficial tratou o dirigente, inclusive autorizando uso de spray de pimenta contra os brincantes, torcedores que participavam do evento de maneira pacífica.

A Associação Boi Bumbá Garantido tomou providências, denunciando o fato à Corregedoria da Polícia Militar, assim como o fará ao Ministério Público do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil. É importante salientar que o Garantido reconhece a seriedade da Polícia Militar do Amazonas, entendendo o fato como isolado, não coincidindo com a filosofia da instituição.

À Nação vermelha e Branca, reiteramos nosso absoluto respeito e gratidão por ter cumprido a tradição de Celebrar o Dia da Promessa, brincando pacificamente pelas ruas até a Catedral. Um verdadeiro ensaio para saída da vitória no dia 2 de julho.

Nota da PM

A Polícia Militar do Amazonas, por intermédio do Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins, vem a público esclarecer acerca de um suposto excesso no uso da força policial por parte dos militares desta OPM, envolvendo o presidente do Boi Garantido – Fábio Cardoso, durante a Festa em Homenagem ao Dia de São João, ocorrida na noite do dia 24 de junho do corrente ano, não condizem com a realidade e não refletem as diretrizes deste comando. Tanto que não mediu esforços para reunir os gestores da duas associações folclóricas, com o objetivo de resguardar a integridade física dos simpatizantes e brincantes dos bumbás.

Informamos que toda a ação policial utilizada, ocorreu pois havia uma previsão de horário, estabelecido em Termo de Compromisso, devidamente acordado entre os Presidentes dos Bumbás Garantido e Caprichoso e o Comando do 11º Batalhão de Polícia, justamente para não haver um conflito de horários na chegada à praça da Catedral do Carmo. E ao ser informado da intervenção policial o Presidente Fábio Cardoso iniciou um diálogo com o coordenador do policiamento, onde houve um entendimento, e, após análise no Termo de Compromisso, resolveu encerrar o evento.

Por fim, tudo foi resolvido, e o incidente não passou de um pequeno desentendimento entre as partes, desmentido o que fora propagado nas mídias locais. No entanto, o corrido será apurado para ver se houve ou não excesso por parte do policiamento.

Em razão disso, logo pela manhã o presidente do Garantido foi recebido pelo comando do 11º BPM, onde tudo foi esclarecido entre a Polícia Militar e a Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido, pois sabem da importância da segurança dos brincantes por meio da paz social.

Foto: Hamilton Bahia