Governo do Amazonas entrega 50 mil alevinos de tambaqui para piscicultores da região do Juruá

Ação beneficiou mais de 40 famílias rurais

Cinquenta mil alevinos de tambaqui foram entregues pelo Governo do Amazonas, por meio da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus), em parceria com a Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Prefeitura de Envira. A ação de fomento, realizada nesta semana, beneficiou 41 pequenos e médios piscicultores da região do Juruá.

Coordenador da ação, o gerente de Apoio à Produção Animal do Idam, Luiz Aldiney, explicou que a distribuição tinha como alvo o desenvolvimento do setor na região. “Nosso objetivo é fomentar a atividade e apoiar os piscicultores desde a entrega dos alevinos até as práticas de criação para o desenvolvimento do pescado. A entrega beneficiou piscicultores dos municípios de Eirunepé, Itamarati e Envira”, destacou.

De acordo com o gerente do Idam em Eirunepé, Andreson Oliveira, o órgão estadual tem toda uma preocupação de mobilizar os produtores e acompanhá-los durante todo o processo.

“Para o produtor, um milheiro de alevinos de tambaqui gira em torno de R$ 500. Com essa ação, em que eles receberam uma quantidade significativa, vamos incentivar os produtores a melhorar e a intensificar suas produtividades, sem custo”, assinalou Andreson Oliveira.

Do Idam, participaram da ação o gerente de Envira James França, acompanhado dos técnicos Mardem Mendes e Rosilque França, além do secretário de Produção Rural do município de Eirunepé, Osmar Menezes.

FOTOS: Divulgação/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Ártemis Cunha (98406-5021) e Paula Vieira (99349-1851).