Grande nome da literatura brasileira, amazonense Milton Hatoum completa 70 anos

O escritor e professor amazonense, Milton Hatoum, completou 70 anos nesta sexta-feira (19). Autor de grandes obras da literatura brasileira, Hatoun é conhecido pela sua bagagem de livros marcantes, como o clássico “Relato de um Certo Oriente”, que lhe rendeu diversos prêmios, incluindo o prêmio Jabuti.

Nascido em Manaus na década de 50, Milton Hatoum morou na cidade até o início da adolescência. Anos depois, voltou para lecionar literatura francesa na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde ficou até 1999.

Além da obra “Relato de um Certo Oriente”, Hatoum seguiu com mais três romances bem-sucedidos: “Dois Irmãos”, “Cinzas do Norte” e “Órfãos do Eldorado”.

Com uma obra que costuma retratar uma Manaus de outrora, em uma entrevista ao g1 em 2013, o escritor confessou que sente falta do ambiente onde nasceu e passou sua juventude, até se mudar para Brasília aos 15 anos. “Sinto falta dos meus amigos e da minha família. Da cidade, só tenho saudades do Rio Negro. A Manaus que eu gostava acabou”, sintetiza. Atualmente, o escritor mora em São Paulo.

O manauara detalhou a sua cidade natal, que não costuma ser pano de fundo para suas obras, no livro “A Cidade Ilhada”, que reúne 18 contos do escritor.

No entanto, ele confessa que, apesar de ter uma “relação profunda” com a capital amazonense, lamenta a atual situação da cidade. “Eu passei minha infância em Manaus e tenho uma relação afetiva muito forte com a cidade. Mas a verdade é que é uma cidade que não é bem administrada. É um lugar que tem um alto Produto Interno Bruto (PIB) – um dos maiores do Brasil -, mas não possui calçadas”, ponderou em entrevista em 2013.

Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil.

G1AM