Instalação de ‘semáforos inteligentes’ começará pelos bairros Aleixo e Adrianópolis, em Manaus

Os bairros Aleixo e Adrianópolis, na Zona Centro-Sul da cidade, serão os primeiros a receberem os semáforos inteligentes, em Manaus. Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), ainda neste semestre, pelo menos 50 novos dispositivos serão implementados ou vão substituir antigos semáforos de avenidas da capital.

O diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, explica que o novo semáforo vai reconhecer a fila de veículos de uma via e ajustar o tempo do sinal automaticamente. Os atuais semáforos em operação são ajustados por horário com programação pré-determinada.

Com a mudança, os ajustes serão de acordo com a formação da fila. Um laço virtual vai permitir que o equipamento consiga “ler” a quantidade de carros.

“Outra novidade é que os semáforos irão se comunicar por meio de modem, diferentemente do que ocorre atualmente com uso de cabos. Vai ser possível fazer a ligação de semáforo em sequência por meio do modem que ficará no controlador”, afirma Uarodi Guedes.

 

Os bairros Aleixo e Adrianópolis, regiões que receberão os primeiros semáforos inteligentes, abrigam algumas das principais avenidas da capital, como a Ephigênio Salles, Umberto Caldeiraro e André Araújo, por exemplo.

De acordo com o IMMU, dos 50 novos equipamentos a serem instalados neste semestre em Manaus, 30 são de modelos antigos, que serão atualizados, e outros 20 são de novos equipamentos.

G1AM