Ivete Sangalo toca Guns na guitarra, emociona ao lado do filho e faz raro aceno contra Bolsonaro no Rock in Rio

Ivete Sangalo canta no Rock in Rio 2022 — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

Vestindo um terninho cintilante, Ivete Sangalo subiu ao Palco Mundo do Rock in Rio neste domingo (11) tocando na guitarra o clássico riff de “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses, uma das atrações principais da edição de 2022. A banda se apresentou na quinta (8).

Em seguida, abriu o setlist com “Tempo de Alegria” num arranjo mais pesado que o habitual. “Tem tanto tempo nossa união”, diz um trecho da música, enfatizado pela cantora.

Tem mesmo. Essa foi a 17ª apresentação de Ivete no Rock in Rio — além das edições brasileiras, ela participou também em Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Ivete Sangalo no Rock in Rio. — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

Artista mais recorrente da história do evento, acabou vencendo pelo cansaço as críticas sobre a presença tão constante.

“Eu tenho um orgulho imenso de ser uma cantora brasileira e há 30 anos ser abraçada por vocês dessa maneira”, disse à plateia. Pouco antes, havia quebrado seu próprio protocolo ao soltar um palavrão: “Eu tô feliz pra c***”.

Mas a maior surpresa da noite veio em um aceno político, que deu ao show do Rock in Rio algo de histórico na carreira da artista.

Por evitar conflitos ao longo dos anos, Ivete ganhou fama de isentona e passou a ter posicionamentos cobrados pelos fãs. No festival, pela primeira vez, ela fez um discurso firme sobre mudança política.

Primeiro, ao cantar “Muito Obrigado Axé”, gravada originalmente com Maria Bethânia no elogiado álbum “Pode Entrar” (2009), incluiu um comentário contrário a uma das principais pautas do governo de Jair Bolsonaro.

“A gente não precisa de armas, a gente precisa de amor”, disse. “Deus não acredita na violência, acredita no amor.”

Ivete pede menos armas e mais amor no Rock in Rio

Ivete pede menos armas e mais amor no Rock in Rio

Em julho deste ano, ela já tinha se manifestado de forma parecida em um show nos Estados Unidos. Mas o que veio pouco depois foi inédito. Ivete fez um discurso sobre liberdade e finalizou com uma referência à eleição presidencial deste ano.

“Existem muitas famílias e todas elas são muito poderosas. E são todas essas famílias e pessoas de diferentes maneiras que fazem desse país um país livre, e que merece continuar sendo livre e conhecido como um país da alegria, da educação, da arte, do povo forte, rico e poderoso que nós somos. E nós vamos continuar sendo, porque nada vai nos impedir”, afirmou, embalada por protestos do público contra o presidente.

“Dia 2, vamos mudar tudo”, concluiu, citando a data da votação em primeiro turno.

50 anos

 

Ao Rock in Rio, Ivete Sangalo levou uma versão adaptada do show que celebra seus 50 anos, completados em maio.

A turnê passeia por vários momentos da carreira da artista, desde os tempos de Banda Eva (entraram os sucessos “Beleza Rara”, “Me Abraça” e a música que leva o nome do grupo) até lançamentos mais recentes e sem tanta relevância, como “Moral”, que saiu em 2022.

Ivete abre show tocando trecho de Guns na guitarra

Ivete abre show tocando trecho de Guns na guitarra

“Poeira”, “Festa”, “Sorte grande” e outros hits da primeira metade dos anos 2000, tempos áureos do axé, empolgaram a plateia, que pulava sem parar.

“Muito Obrigado Axé” inaugurou um trecho do setlist dedicado ao carnaval da Bahia, com hinos como “Faraó”, música precursora do samba-reggae gravada por Margareth Menezes, e “Baianidade Nagô”, lançada pela Banda Mel em 1991.

No momento mais emocionante da apresentação, a cantora mostrou no telão uma cena de sua apresentação no festival em 2011, quando dedicou o show ao filho Marcelo, hoje com 12 anos. “A mamãe nasceu só para esperar por você”, se declarou, no trecho exibido à plateia. Alguns fãs foram às lágrimas.

Em seguida, com Marcelo ao piano, ela cantou “Quando a chuva passar”, balada de 2005. Ele também acompanhou a mãe em outros momentos do show, tocando percussão.

As outras duas filhas de Ivete, as gêmeas Helena e Marina, de 4 anos, já tinham sido lembradas na abertura da apresentação. A cantora mostrou um áudio com as duas desejando sorte no Rock in Rio e chamando a mãe de “sereia”.

G1