Lábrea, no Sul do Amazonas, registra temperaturas acima de 38ºC em setembro

O município de Lábrea, no Sul do Amazonas, registrou temperaturas acima de 38ºC em setembro deste ano. Os dados são do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), divulgados diariamente.

Segundo o órgão, na segunda-feira (5), a cidade registrou a temperatura mais alta de todo o mês no estado: 38,6ºC. Já no dia 3, os termômetros alcançaram a marca de 38,3ºC, e no dia 2, 38,1ºC.

Mas não é só a cidade que vem despontando na lista das mais quentes na região. Manicoré, também no sul do estado, registrou a marca de 37,5ºC no dia 8.

Lábrea e Manicoré ficam localizadas na chamada linha do fogo. Isso porque, durante o período do inverno amazônico, além das altas temperaturas, a região também registra os maiores números de desmatamento e queimadas. A região é a que concentra a maior parte do agronegócio do Amazonas.

Além das duas cidades, EirunepéHumaitáTefé e Manaus também entram na lista das cidades mais quentes do estado somente nesses primeiros dias de setembro.

Eirunepé chegou a 36,4ºC no dia 3 de setembro. Nesse sábado (10), foi a vez de Humaitá – também localizada na parte do Sul do Amazonas – debutar entre as cidades mais quentes. O município chegou a máxima de 36,5ºC.

Já Tefé registrou temperaturas de 36,1º nos dias 1º e 8 de setembro, enquanto Manaus teve o dia mais quente já registrado no mês no dia 5. Na capital, os termômetros marcaram a máxima de 36,3ºC.

G1AM