Mais 20 venezuelanos refugiados desembarcam em Manaus

Na capital amazonense, eles ficarão abrigados no Abrigo Santo Antônio.

Um grupo de 20 venezuelanos, vindo de Boa Vista (RR), desembarcou em Manaus na manhã desta quarta-feira (19), em um avião C-105 da Força Área Brasileira (FAB). Na capital amazonense, eles ficarão abrigados no Abrigo Santo Antônio, segundo a Casa Civil da Presidência da República.

Em agosto, 63 venezuelanos refugiados foram trazidos para a cidade de Manaus. A transferência aconteceu poucos dias após grandes conflitos registrados na barreira do país com Roraima.

A vinda do grupo faz parte do projeto de interiorização do Governo Federal. A iniciativa busca ajudar venezuelanos a procurar novas oportunidades em outras localidades do Brasil.

Desde o início dos voos, em abril, mais de 1,9 mil venezuelanos se mudaram a outros Estados com ajuda do governo e da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o voo desta quarta, chega a 430 o número de transferidos para a capital amazonense, segundo a Casa Civil.

O grupo recém-chegado se junta a outros 35 refugiados que recebem refúgio no Abrigo Santo Antônio.

Crise na Venezuela

A onda migratória para o Brasil, principalmente pela fronteira com Roraima, e a expansão para Estados vizinhos teve início ainda em meados de 2017. Os venezuelanos deixam o país de origem por conta da grave crise econômica e a falta de alimentos e se apresentam como refugiados, em condição de perseguição política ou crise humanitária. Em Manaus, buscam empregos e, principalmente, atendimento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS)