Manaus começa a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid-19 em pessoas de 40 anos e mais

Vacina contra a Covid-19 é ofertada em postos de Manaus. — Foto: Camila Batista/Semsa

Manaus amplia, a partir desta terça-feira (21), o segundo reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 para o público de 40 anos ou mais. A vacina deve ser tomada por todos os que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Segundo a prefeitura, o avanço na campanha segue orientação do Ministério da Saúde descrita em Nota Técnica divulgada na segunda-feira (20).

A quarta dose está disponível nos pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e, para ter acesso ao imunizante, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

De acordo com o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 332.790 pessoas já podem receber a nova dose de reforço em Manaus.

“As doses de reforço têm o objetivo de manter a proteção individual e coletiva contra o coronavírus e foram adotadas porque a eficácia dos imunizantes começa a ser reduzida entre quatro a seis meses após a aplicação da dose”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.

Janssen

 

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informou que mesmo as pessoas vacinadas com a vacina da marca Janssen devem seguir, a partir de agora, o esquema de reforço adotado para os demais imunizantes.

Quem recebeu a segunda dose que, neste caso, corresponde à primeira dose de reforço, e tem mais 18 anos ou mais também deve procurar os pontos de vacinação para receber a terceira dose, no intervalo mínimo de quatro meses. Depois disso, respeitando o mesmo intervalo, as pessoas vacinadas com a terceira dose, que estejam na faixa etária autorizada, devem tomar a quarta dose.

“O Ministério da Saúde está igualando os esquemas de vacinação de todos os imunizantes disponíveis no Brasil, então o número de aplicações recomendadas para todos eles passa a ser o mesmo”, orientou.

De acordo com Isabel, os imunizantes utilizados para as doses de reforço, independentemente dos utilizados no esquema inicial, podem ser os da marca Pfizer, AstraZeneca e da própria Janssen. A vacina CoronaVac não é recomendada como reforço e é utilizada apenas em situações especiais.

Ao longo desta semana, são 55 os locais com oferta da vacina contra Covid. A lista das unidades, com os endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida no site da Semsa, diretamente pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19.

G1AM