Manaus tem 52 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana; veja endereços

Manaus terá nesta semana 52 pontos de atendimento para vacinação distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. São 47 locais para vacinação do público de 12 anos ou mais e quatro exclusivos para crianças de 5 a 11 anos, além do Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), que mantém estações para os dois públicos.

Na capital, aproximadamente 770 mil pessoas completaram o esquema vacinal de duas doses há mais de quatro meses e não voltaram aos pontos de vacinação para a primeira dose de reforço.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os locais de vacinação estarão com oferta de primeira à quarta dose, de acordo com os públicos e prazos definidos pelo Ministério da Saúde, mas que a maior expectativa é pelo comparecimento das pessoas que já estão aptas a receber a dose de reforço (terceira).

Todas as pessoas maiores de 18 anos que receberam a segunda dose contra a Covid há quatro meses ou mais devem se vacinar. Conforme a Semsa, mesmo idosos e trabalhadores da saúde que estão sendo vacinados contra a influenza devem ir aos pontos de atendimento. As vacinas podem ser tomadas ao mesmo tempo, não sendo mais necessário, no caso dos adultos, aguardar 14 dias.

Só não devem buscar a vacina as pessoas que estejam com sintomas de qualquer doença na fase aguda. Nesse caso, a recomendação é aguardar a completa recuperação.

O intervalo de quatro meses entre a segunda e a terceira dose é válido para a faixa etária de 18 a 59 anos. Para quem tem 60 anos ou mais o intervalo é de três meses e para as pessoas com alto grau de imunossupressão, de apenas 28 dias.

Crianças e adolescentes ainda não têm recomendação para a dose de reforço. A exceção é para os adolescentes imunossuprimidos, que devem ser vacinados com a terceira dose dois meses após a segunda.

Além disso, idosos de 70 anos ou mais e os adultos com imunossupressão podem tomar a quarta dose quatro meses após a terceira.

Locais

Dos 48 pontos de vacinação abertos nesta semana para o público de 12 anos e mais, 45 são unidades de saúde e três são pontos estratégicos de grande fluxo. Todos estarão funcionando das 9h às 16h.

Para as crianças, serão mantidos os cinco pontos estratégicos de atendimento – sambódromo, na zona Oeste; Sesi-Clube do Trabalhador, na zona Leste; Studio 5 e parque Cidade da Criança, na zona Sul, com funcionamento das 9h às 16h. Já o shopping Via Norte, na zona Norte, estará aberto das 10h às 16h.

Os endereços de todos os locais de vacinação, com os imunizantes disponíveis, documentação exigida e horários de funcionamento, podem ser consultados no site da Semsa por meio do link bit.ly/localvacinacovid19.

A Semsa informa que os 52 pontos estarão abertos de segunda-feira,18, até a quarta-feira, dia 20, e não funcionarão na quinta, 21, e na sexta-feira, 22, em razão do feriado de Tiradentes e do ponto facultativo.

A vacina volta a ser oferecida no sábado, nas unidades abertas para a intensificação dos serviços de atenção básica da rede municipal, a exemplo do que ocorreu no último fim de semana, durante o “Sabadão da Saúde”.

G1AM