Manaus tem mudanças no trânsito e transporte durante eventos desta e da próxima semana

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realiza mudanças no trânsito de Manaus, nesta e na próxima semana, período em que a capital recebe grandes eventos. As alterações começam nesta quinta-feira (1º), dia do show do Guns N’ Roses, e seguem até o dia 7 de setembro, com o Desfile Militar.

Além do show internacional nesta quinta, Manaus recebe, nos próximos dias, o evento “#SouManaus Passo a Paço 2022”, desfiles cívicos da Semana da Pátria, no Centro de Convenções (Sambódromo), entre outros eventos.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, o IMMU vai colocar em prática uma grande operação de trânsito e transporte, para ordenar as vias e orientar as pessoas que se dirigem aos eventos, seja de carro ou a pé.

“Vamos ter os agentes de trânsito, reforço no transporte, segurança. Tudo estará preparado para você que vai ao evento. Em relação aos desfiles da Semana da Pátria, a população será orientada sobre as interdições e mudanças temporárias do transporte”, completou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, comentou sobre as interdições que serão realizadas pelo IMMU durante o Passo a Paço 2022. “O Instituto fornece as informações de como se dá vazão ao trânsito nesta área desde a rua Comendador Vitório e todos os itinerários e as intercepções que ocorrerão no trânsito e nós, como Manauscult, vamos seguir orientações técnicas do IMMU, juntamente com os demais órgãos”, disse.

CONFIRA COMO FICARÃO AS AÇÕES PARA CADA EVENTO

 

Expoagro

As ações do IMMU começaram no domingo (28), com o início da 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2022. O instituto reforçou a fiscalização do trânsito nas imediações do Kartódromo da Vila Olímpica, localizado no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste. As ações ocorrerão durante a realização da exposição, que segue até domingo (4).

Cerca de 30 agentes de trânsito estarão no local durante o evento para orientar os condutores de veículos e evitar congestionamento na área. Durante a Expoagro será permitido estacionamento nos dois lados da Avenida do Samba, assim como no lado direito da Avenida Belmiro Vianez, a partir da entrada do Kartódromo.

Show Guns N’ Roses

 

Nesta quinta-feira (1º), o IMMU atuará no show internacional do Guns N’ Roses, que deve movimentar milhares de pessoas nas imediações da Arena da Amazônia.

A Rua Flaviano Limongi será interditada em sua extensão, com o controle de acesso feito pela coordenação do evento. Será permitido o estacionamento na Avenida do Samba e Belmiro Vianês. O IMMU informou ainda que, nesta quinta-feira, não estão previstas interdições das avenidas Constantino Nery, Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.

Desfile das escolas municipais

 

Na sexta-feira (2), haverá desfile militar de alunos da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Coronel Teixeira, nas imediações do complexo turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste da cidade.

Por causa do evento, o trânsito vai fluir no mesmo estilo da Faixa Liberada. Os veículos que trafegam na Ponta Negra, no sentido Centro/bairro, serão desviados para a alameda Alaska, próximo ao edifício Aruba, depois à esquerda na alameda Líbia até a rotatória do Tropical Hotel, e assim poderão seguir em contra-fluxo na avenida Coronel Teixeira, em direção ao Centro.

‘Passo a Paço’

 

Durante o “#SouManaus Passo a Paço 2022”, que acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro, no Centro Histórico de Manaus, o IMMU determinou que 16 linhas de ônibus de diversas zonas da cidade façam mais uma viagem após a meia-noite para atender os participantes dos shows do Centro de Manaus. Cerca de 55 agentes de trânsito estarão realizando o monitoramento diário das vias no entorno do evento.

Durante o Passo a Paço, a travessa Padre Ghisland, Rua da Instalação, Rua governador Vitório, entre a travessa Padre Ghisland e terminal da Matriz, e a Avenida 7 de Setembro, entre a Rua Governador Vitório e Rua Itamaracá, serão interditadas para a circulação de veículos. Apenas os pedestres terão acesso a essas vias.

O IMMU mudou o itinerário dos ônibus para facilitar o acesso. As linhas que trafegam na Rua Itamaracá serão desviadas para a Rua da Instalação e poderão acessar o terminal da Matriz. O terminal das linhas 302 e 305 será transferido para o terminal da Matriz.

Os agentes irão monitorar as vias próximas ao evento para coibir estacionamentos irregulares e não prejudicar a fluidez, além de evitar que os pedestres corram riscos no trânsito.

O estacionamento de veículos estará proibido na Rua Luiz Antony (atrás da Colégio Dom Bosco) e do lado direito da Rua Itamaracá

No transporte, o embarque e desembarque dos passageiros, será realizado na Avenida Eduardo Ribeiro, entre as avenidas 7 de setembro e Floriano Peixoto.

A rua Luiz Antony no cruzamento com a rua Alexandre Amorim, poderá ser interditada a partir das 17h com desvio do fluxo de veículos para a Rua 10 de julho, conforme necessidade operacional e segurança viária.

Desfile das escolas da Polícia Militar

 

Para o desfile das escolas militares de Manaus, que acontece na próxima segunda-feira (5), no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), o IMMU contará com o efetivo de 30 agentes de trânsito que vão monitorar e interditar as vias do entorno para que os alunos possam ter acesso ao local do evento.

A avenida Constantino Nery, no sentido bairro/Centro, será interditada a partir das 5h no trecho entre as avenidas Desembargador João Machado e Darcy Vargas.

A Avenida Pedro Teixeira será interditada no trecho entre a avenida Constantino Nery e alameda do Samba. A Avenida Lóris Cordovil será interditada entre a avenida Constantino Nery e alameda do Samba. Os agentes do IMMU estarão monitorando a Avenida Djalma Batista para auxiliar na travessia dos pedestres que se deslocarão ao sambódromo e dar fluidez na via.

As linhas alimentadoras da Avenida Pedro Teixeira serão desviadas para a Avenida Desembargador João Machado. Os ônibus com itinerário até o Centro, serão desviados para a Avenida Djalma Batista.

As linhas 010 e 227 não atenderão a estação arena no horário das 5h às 10h. A linha 215, no mesmo horário, atenderá somente o sentido Bairro/Ceasa, tendo em vista a interdição das avenidas Pedro Teixeira e Loris Cordovil. A estação São Jorge na avenida Constantino Nery (E1) só atenderá as linhas 540 e 652, as demais linhas serão desviadas por outro itinerário.

Os agentes de trânsito do IMMU irão desviar todo o trânsito para as avenidas Djalma Batista e Mário Ypiranga. Os motoristas poderão acessar outras rotas como opção de desvios.

Desfile Militar

 

Na quarta-feira (7), as interdições começarão a partir das 4h e permanecerão até o término do evento, previsto para após as 11h. O efetivo de 40 agentes de trânsito, estará posicionado nos pontos de desvio e em locais estratégicos para proporcionar um trânsito seguro para o público e para os moradores e demais pessoas que passarem pelo local.

A Avenida Constantino Nery será interditada nos dois sentidos no trecho entre a Avenida Desembargador João Machado e rua Pará. A Avenida Pedro Teixeira, entre a Avenida Djalma Batista e Avenida Belmiro Vianez, será interditada também para o estacionamento de veículos.

A Avenida Loris Cordovil será interditada entre a Avenida Constantino Nery e Avenida Belmiro Vianez. A Avenida Belmiro Vianez e Alameda do Samba, serão interditadas entre as Avenida Pedro Teixeira e Loris Cordovil.

O IMMU desviará todo o trânsito para as avenidas Djalma Batista e São Jorge e Mário Ypiranga. A operação das Estações Arena e São Jorge ficará suspensa até o término do evento. As linhas alimentadoras (circulam nos bairros) da Estação E2 – Arena irão operar até o Terminal 1 – Constantino Nery.

Contato com o IMMU

 

O IMMU ressaltou que vai reforçar o efetivo nas ruas para atender as ocorrências de rotina, como também as ordens de serviços no feriado prolongado. Os motoristas que tiverem dúvidas sobre interdições, opções de desvios ou quiserem solicitar apoio em ocorrências, devem ligar para o Disk-trânsito, no 0800 092 1188.

G1AM