Manaus ultrapassa marca de 20 mil atrasados na segunda dose da vacina contra a Covid

Manaus ultrapassou a marca de 20 mil atrasados na segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da capital.

De acordo com o vacinometro da Prefeitura de Manaus, até o domingo (1), 20.721 pessoas já passaram dos prazos do reforço do imunizante, sendo 11.986 da Coronavac e 8.735 da Astrazeneca. A segunda dose da vacina da Pfizer ainda começou a ser aplicada.

Vale lembrar que a vacina contra o coronavírus só garante eficácia, se completado o esquema vacinal, ou seja, com as duas doses do imunizante aplicadas.

Ainda conforme o controle de vacinas aplicadas pela Prefeitura, desde o início da campanha de vacinação na cidade até às 10h40min desta segunda (2), 1.534.681 doses foram aplicadas. Dessas 1.176.625 são primeiras doses e 333.051 são segundas doses. 25.003 foram as doses únicas da Jansen.

Já em relação à imunização completa dos manauaras, apenas 16,13% da população da cidade está com o esquema vacinal completo. O G1 chegou ao número somando aqueles que tomaram as duas doses da vacina e os que tomaram a dose única da Jansen, a partir da população ação estimada que, em 2020, segundo o IBGE, é era 2.219.580 pessoas.

Para a Prefeitura o número é um pouco maior: 26%. Isso porque a Semsa considera apenas a população vacinável da cidade, ou seja, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde ou as faixas etárias.

Manaus vacina pessoas a partir de 18 anos. Nesta segunda-feira (2), são 20 pontos de imunização, que que atendem tanto pessoas em busca da primeira, quanto de segunda dose. Os pontos de vacinação funcionam em horários que variam entre 16h, 17h e 19h. (Confira os pontos de vacinação na cidade).

Para a primeira dose, são necessários documento de identidade com foto, original, CPF e um comprovante de residência, com cópia. Quem for tomar a segunda dose deve apresentar um documento com foto, CPF e o cartão de vacinação.

A Semsa orienta que seja feito o cadastro previamente no Imuniza Manaus e que, antes de ir a um ponto de vacinação, seja feita uma consulta ao “Filômetro”, no link bit.ly/filometrovacina, que indica, por cores, o movimento em tempo real em cada um dos locais de vacinação.

G1AM