Ministro da Saúde cumpre agenda em Manaus para visitar UBS Fluvial e assinar portarias

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpriu agenda em Manaus, neste sábado (11), para conhecer uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial e assinar portarias. Queiroga, o prefeito David Almeida e suas comitivas chegaram na UBS em um iate de luxo.

A embarcação de luxo, de dois andares, cruzou o rio Negro escoltado por um grupo de elite da Polícia Civil. Por causa do tamanho, o iate não conseguiu atracar na comunidade ribeirinha Bela Vista do Jaraqui, e foi preciso improvisar uma ponte para as pessoas descerem.

Queiroga foi direto para a UBS Fluvial, que tinha uma médica atendendo a população. O ministro conheceu as instalações e os serviços disponíveis.

A unidade fluvial visita a comunidade apenas uma vez por mês. Os moradores da região reclamam da falta de médicos e do mal atendimento. Segundo eles, só um médico vai até a comunidade atender todos os pacientes.

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, conheceu instalações de UBS Fluvial em Manaus. — Foto: Paulo Frazão/Rede Amazônica

Durante o evento, o ministro da Saúde assinou duas portarias que vão aumentar os recursos do programa para que seja possível levar UBSs fluviais para mais comunidades do Norte do Brasil.

Queiroga afirmou que não há falta de vacinas contra a Covid no país e que alguns estados estão acelerando a vacinação sem obedecer o programa nacional de vacinação, por isso estão com o estoque no final.

“Até o final de setembro, toda a população adulta brasileira estará vacinada com a primeira dose de vacina e, até o final de outubro, toda a população brasileira estará vacinada com a segunda dose de vacina”, estimou.

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu a segunda dose da vacina das mãos do ministro. Ele respondeu sobre as diversas reclamações sobre o atendimento.

“O ministro está vindo aqui exatamente assinar três portarias. Dentre elas, a que vai fazer a gente ampliar o atendimento na zona ribeirinha da cidade de Manaus”, disse, citando o concurso da Semsa anunciado para contratar mais profissionais da Saúde.

Sobre o iate de luxo usado na chegada ao local, o prefeito afirmou que é uma embarcação particular, cedida por um amigo sem custos para a prefeitura.

G1AM