Moradores relatam odor de gás em Manaus; Cigás afirma que rede de distribuição está em condições normais

Moradores da Zona Centro-Sul de Manaus relataram que sentiram um forte odor de gás, na noite dessa terça-feira (28). Em nota, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) informou que enviou técnicos à área, mas “não foi identificado nenhum problema” na rede de distribuição.

Os relatos são de moradores dos bairros Aleixo e Adrianópolis e se espalharam pelas redes sociais. Em um deles, uma pessoa disse que estava com dor na cabeça por causa do forte odor:

“Que cheiro de gás horrível é esse? Tô [sic] é com dor de cabeça”, relatou.

 

Outra pessoa também disse ter sentido o cheiro. “Aparentemente o cheiro de gás é na cidade inteira”.

Procurada, a Cigás se manifestou em nota, na manhã desta quarta-feira (29). A companhia afirmou que a rede de distribuição está “em condições normais de operação”.

Leia a íntegra da nota da Cigás

 

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) garante a integridade de sua Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN). Informa que foi acionada por meio do telefone 117, disponibilizado para a população, sobre ocorrência de odor nos bairros Adrianópolis e Aleixo.

Imediatamente enviou técnicos ao local, munidos de detectores de gás, e não foi identificado nenhum problema relacionado à operação e manutenção da rede de distribuição, que está, portanto, em condições normais de operação.

A Cigás adverte que, historicamente, o odor sentido pela população e que, geralmente é confundido com odor de gás, normalmente acontece no período de redução do ciclo de chuvas, coincidindo mais uma vez com o atual momento.

Frisa ainda que o gás natural é mais leve que o ar e portanto, em caso de possível vazamento, dissipa-se rapidamente na atmosfera, não deixando odor em diversos pontos da cidade. A Companhia de Gás do Amazonas coloca-se à disposição da população por meio do número de telefone 117.

G1AM