Motoristas de ônibus viram ciclistas por um dia em projeto ‘Na Garupa’, em Manaus

Projeto realizado pelo movimento 'Pedala Manaus' tem como intuito conscientizar motoristas sobre o que ciclistas vivenciam nas ruas

Ciclistas do movimento ‘Pedala Manaus’ se reuniram com motoristas e cobradores do transporte coletivo para realizar o projeto ‘Na Garupa’, no Centro da Cidade, na manhã de domingo (23). A iniciativa fez com que 20 funcionários que trabalham em ônibus pela cidade vivessem um dia como ciclistas.

A coordenadora do movimento Pedala Manaus, Nádia Aguiar, comentou que eles se uniram com a empresa Vega Transporte, responsável por alguns dos ônibus que rodam pela cidade, para realizar o projeto. 20 funcionários da empresa foram até o Largo de São Sebastião.

Participantes do projeto pedalaram pelo Centro de Manaus — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Participantes do projeto pedalaram pelo Centro de Manaus — Foto: Patrick Marques/G1 AM

“Nós trouxemos os funcionários, motoristas e cobradores, para que eles vivenciem o que os ciclistas vivem ao andar pelas ruas de Manaus. É um trabalho de sensibilização com os funcionários do transporte, para que eles passem a zelar um pouco mais pela segurança de quem anda de bicicleta pelas ruas”, disse a coordenadora.

Durante a realização do projeto, os funcionários “mudaram de papel” e montaram nas bicicletas. Eles foram orientados por membros do movimento Pedala Manaus e pedalaram pelas ruas do Centro da Cidade.

Uma das motoristas que teve um dia de ciclista foi a Janilce da Silva, de 50 anos. Ela trabalha na linha 003, por Manaus e pedalou pelo Centro da cidade. Ao fim do percurso, ela disse que viveu um momento desafiador.

Motorista Janilce da Silva Andrade teve um dia como ciclista e aproveitou "desafio". — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Motorista Janilce da Silva Andrade teve um dia como ciclista e aproveitou “desafio”. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

“Quando estamos no ônibus, imaginamos uma coisa. Viver e pedalar como os ciclistas que andam na rua é algo totalmente diferente. Sentimos os carros passando próximo e damos aquela estremecida, ainda mais quem não tem experiência como eu”, finalizou a motorista.

Motoristas e cobradores saíram do Largo de São Sebastião em pedalada pelas ruas — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Motoristas e cobradores saíram do Largo de São Sebastião em pedalada pelas ruas — Foto: Patrick Marques/G1 AM.

Fonte: G1