Museu da Cidade de Manaus recebe exposição sustentável a partir desta terça

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) abrirá a exposição fotográfica do artista Alfredo Borret, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), nesta terça-feira (19). A mostra será aberta ao público e terá entrada gratuita.

O Museu da Cidade está localizado na Rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus.

A exposição conta com o apoio do Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos.

De acordo com a Manauscult, a exposição em Manaus é o pontapé do projeto “Reciclarte”, que vai criar um Núcleo de Design e Inovação em Reciclagem, na capital amazonense, especialmente para atender jovens entre 18 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do núcleo é ensinar a jovens como é possível transformar resíduos recicláveis em arte e, por meio da prática, gerar mais renda para a comunidade.

Artista

 

O artista carioca Alfredo Borret é considerado um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas metálicas de garrafa e bolachas de chopp.

Borret observou que, por ser uma cidade turística, o Rio de Janeiro concentra um volume grande de tampas metálicas sendo descartadas de forma incorreta na natureza. Assim, o artista passou a recolher esse lixo e a produzir broches, chaveiros, imãs de geladeira e até quadros.

“Já retirei mais de 10 toneladas de tampinhas das ruas. Por intermédio da minha iniciativa, desperto um novo olhar para os microlixos, em especial as tampinhas de metal. Meu objetivo é chamar a atenção das empresas fabricantes de bebidas, multiplicar essa atitude e deixar esse legado”, disse Borret.

Dias e horários de visitação

 

A exposição seguirá em cartaz até o dia 18 de agosto. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: [email protected].

Além da exposição, o projeto é composto por quatro oficinas presenciais de artes plásticas com duas horas de duração sobre “Reciclagem e produção artística com materiais recicláveis”. Também serão oferecidos workshops digitais sobre “Produção Cultural” e “Empreendedorismo”.

O objetivo é fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, desde o conhecimento sobre reciclagem, design de objetos, conscientização sobre logística reversa até o processo de comercialização e geração de renda. Durante as oficinas, serão utilizados materiais como caneta 3D, flocos de plástico, papel machê e tampinhas de garrafa PET. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site https://www.ntics.com.br/reciclarte2.

G1AM