‘O Rei Negro do Picadeiro’ é o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2020

Mais uma vez o Salgueiro levará um enredo que dialoga com a temática negra para o Carnaval. Em coletiva realizada nesta domingo (5), na quadra da agremiação, a Academia do Samba revelou o assunto principal do seu desfile do ano que vem. ‘O Rei Negro do Picadeiro’ é o enredo da escola.

Trata-se de uma homenagem a Benjamin de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil. Em 2020, o nascimento do artista completa 150 anos. Filho de mãe escrava e pai capataz, Benjamim superou preconceito e se tornou um dos grandes artistas brasileiros do início do século XX. Ele morreu no Rio de Janeiro em 1954.

Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, deve ser o tema da agremiação para 2020. Foto: Reprodução

Benjamim já foi enredo da São Clemente em 2009, quando a escola ainda estava no Grupo de Acesso. Na ocasião, o desfile foi assinado pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Mauro Quintaes. O palhaço também foi homenageado em São Paulo, pela Unidos do Peruche, em 1986.

O anúncio do enredo do Salgueiro, contudo, pegou pouca gente de surpresa. Ao longo da semana, internautas desvendaram o tema da agremiação a partir de dicas que a escola deu nas redes sociais.

Fonte: SRZD