Palmeiras bate Santos e amplia tabu com Endrick relacionado pela primeira vez

Na noite deste domingo, o Palmeiras recebeu o Santos no Allianz Parque e, mesmo com um a menos, venceu por 1 a 0, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com Endrick relacionado pela primeira vez por Abel Ferreira, quem marcou o gol da vitória foi o centroavante uruguaio Merentiel.

Dessa maneira, o Verdão amplia o tabu sobre o Santos, chegando à sétima vitória consecutiva sobre o rival. A última derrota palmeirense no Clássico da Saudade foi em 2017.

Com o resultado, o Palmeiras chega a 57 pontos na liderança da competição e vai dormir com nove de vantagem para o Fluminense, que assumiu a vice-liderança neste domingo. O Internacional joga nesta segunda-feira e pode manter a distância em oito pontos. Já o Santos estaciona com 34 pontos na 11ª colocação.

Com a Data Fifa no próximo final de semana, as duas equipes ganham um intervalo maior para descansar e se preparar para a próxima rodada. No dia 27, terça-feira, às 21h30 (de Brasília), o Santos recebe o Athletico-PR na Vila Belmiro. Já o Palmeiras volta a campo no dia seguinte, quando visita o Atlético-MG, no Mineirão, a partir das 21h45 (de Brasília).

O jogo

O início da partida foi de equilíbrio no Allianz Parque, com muitos duelos no meio de campo e pouco espaço para finalizações. Quem levou mais perigo, aos dez minutos, foi o Santos, quando Bauermann completou de cabeça a cobrança de escanteio, mas Weverton fez defesa segura.

Já o Palmeiras conseguiu um ataque perigoso aos 16 minutos, depois de boa trama pelo lado esquerdo. Piquerez tentou o cruzamento rasteiro, mas Rony e não chegou a tempo, e Bauermann fez o corte.

Depois das duas chegadas, a partida começou a esquentar. Aos 21 minutos, após boa jogada de Soteldo, Lucas Braga recebeu pelo lado esquerdo e finalizou com veneno, mas Weverton fez grande defesa. A resposta palmeirense veio aos 24, quando Scarpa cruzou para Dudu, mas o camisa 7 cabeceou em cima do marcador e ganhou apenas o escanteio.

Já na reta final da primeira etapa, aos 44, o Palmeiras criou mais uma boa oportunidade, após boa troca de passes por dentro. Zé Rafael recebeu de Rony na entrada da área e finalizou de canhota para defesa segura de João Paulo.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações depois do intervalo, e quem criou a primeira boa chance na segunda etapa foi o Santos. Logo aos dois minutos, Soteldo fez ótima jogada e bateu colocado da entrada da área, mas a bola passou rente à trave de Weverton.

A resposta palmeirense veio pouco depois, aos seis minutos, quando Gustavo Scarpa cruzou com capricho para Zé Rafael, que finalizou de primeira, mas mandou por cima. Mesmo empurrado pela torcida, o Palmeiras encontrava dificuldade para achar espaços na defesa do Santos e, aos 14 minutos, encontrou um novo obstáculo ao Danilo dar entrada dura em Soteldo e ser expulso.

Ainda assim, depois das substituições de Abel Ferreira, a equipe palmeirense se manteve organizada e quase abriu o placar aos 22 minutos, quando Rony finalizou após cobrança de escanteio, mas Eduardo Bauermann salvou embaixo da trave. Dois minutos depois, foi a vez de Dudu chegar com perigo e chutar da entrada da área para boa defesa de João Paulo.

Depois disso, o Santos conseguiu se recuperar na partida e deu a resposta aos 28 minutos, quando Ângelo recebeu dentro da área e tocou para Soteldo, que finalizou e viu a bola tirar tinta da trave. No minuto seguinte, o Palmeiras subiu de novo ao ataque e Merentiel quase anotou um golaço de bicicleta.

O centroavante uruguaio não desanimou com a chance desperdiçada e, pouco depois, aos 31, não perdoou. Ao pegar a sobra após cobrança de escanteio, Merentiel finalizou bonito para colocar o Verdão em vantagem.

Depois do gol, o Palmeiras passou a se defender mais, com o Santos solto no ataque em busca de empate. O Alvinegro Praiano até teve bom volume ofensivo, mas conseguiu poucas finalizações de perigo. Na reta final da partida, o Verdão ainda perdeu Abel Ferreira, expulso depois de reclamar duas vezes de maneira mais enérgica com a arbitragem.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 SANTOS

Local: Allianz Parque, em São Paulo, SP
Data: 18 de setembro de 2022 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)

Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Zé Rafael, Gabriel Menino e Abel Ferreira (Palmeiras); Camacho, Zanocelo, Soteldo e Marcos Leonardo (Santos)
Cartões vermelhos: Danilo e Abel Ferreira (Palmeiras)
Gols: Merentiel, aos 31 do 2T (Palmeiras)

Público: 40.337
Renda: R$ 2.450.421,12

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Gabriel Menino); Bruno Tabata (Merentiel), Dudu (Luan) e Rony (Atuesta)
Técnico: Abel Ferreira

SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Zanocelo (Carlos Sánchez) e Soteldo; Lucas Barbosa (Rwan), Lucas Braga (Ângelo) e Marcos Leonardo
Técnico: Orlando Ribeiro (interino)

GAZETA ESPORTIVA