Portela e Império Serrano podem se tornar patrimônio imaterial e cultural do Rio de Janeiro

Portela e Império Serrano, duas das mais antigas e tradicionais escolas de samba do carnaval carioca, podem se tornar patrimônio imaterial e cultiural do Rio de Janeiro. Um projeto de lei neste sentido foi protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), pelo deputado estadual dionísio Lins (Prograssista).

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de resguardar a história das duas agremiações. O projeto de lei considera ambas como Patrimônio Imaterial para Preservação Cultural do Estado.

— A Portela é carinhosamente chamada de ” A Majestade do Samba”, enquanto o Império Serrano, que tem sua origem no Morro da Serrinha, foi a primeira a possuir uma escola de samba mirim, a “Império do Futuro”, fundada em 1983. As duas agremiações podem ser consideradas um marco na história do samba carioca — defende Dionísio.

 

Império Serrano reúne tradição e história

Fundadas respetivamente em 1923 e 1947 nos bairros de Oswaldo Cruz e Madureira, as escolas de samba se tornaram uma grande referência não só para os moradores da região, mas de toda a cidade. Juntas, conquistaram 31 títulos, sendo 22 da Portela e 9 do Império Serrano.

extra