Prefeito David Almeida reinaugura Cras e Creas reformados na zona Leste de Manaus

prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou nesta quinta-feira, 10/11, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Leste Prourbis e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Prourbis, ambos localizados no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital amazonense. Os espaços, que foram totalmente revitalizados, fazem parte das 18 unidades de assistência social que serão totalmente reformadas pela gestão municipal.

O chefe do Executivo Municipal destacou a necessidade das reformas e ampliação realizadas nos centros de referência para aprimoramento e expansão dos serviços de assistência social na cidade de Manaus.

“A partir das reformas das 18 estruturas de Cras e Creas, nós vamos ter a melhor estrutura física do Brasil para atendimento da população, e nós fizemos um desafio para os nossos servidores da assistência social para que nós pudéssemos ampliar os nossos serviços e atendimentos, contemplando o maior número de pessoas possível, dando a elas o atendimento digno que elas merecem. Então, isso traz dignidade também aos servidores, vai trazer benefícios para a população, mais recursos vão curricular na cidade de Manaus e o nosso atendimento será humanizado a população que tanto precisa dessa assistência social”, assegurou Almeida.

As unidades, gerenciadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), passaram por reforma elétrica, hidráulica, ampliação de salas, troca de telhado, de portas, de janelas, de mobiliário, pintura, instalação de equipamentos de combate a incêndio, instalação de concertina para melhor segurança, instalação de portão entre o acesso do Creas e creche, entre outros.

“Hoje nós estamos entregando esse complexo Cras e Creas, completamente revitalizado, mais humanizado, ainda faltam alguns equipamentos chegarem aqui, mas o nosso prefeito tem boa vontade e nós vamos conseguir fazer. Estamos reformando e equipando esses espaços para receber e prestar um serviço de excelência à população referenciada neste equipamento”, pontuou o titular da Semasc, Eduardo Lucas.

Ao todo são 17 Cras e 1 Creas que estão sendo reformados, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Ramos, no valor aproximado de R$ 5 milhões.

Equipamentos

O Cras é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da proteção social básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

É o local que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sociais. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e de referência para encaminhamentos à proteção especial.

O Creas é a unidade da política de assistência social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Entre os serviços ofertados estão o de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); Abordagem Social; Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias, entre outros.

Texto – Beathriz Torres / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos e Antônio Pereira / Semcom