Prefeito diz que espera vacinar até fim de abril população do Rio com mais de 60 anos

O prefeito Eduardo Paes disse na manhã desta segunda-feira que espera imunizar contra a Covid-19 até o fim de abril toda a população acima de 60 anos de idade e com comorbidades. Porém, para isso acontecer depende da chegada de novas doses de vacina. A vacinação para idosos acima de 79 anos começou nesta segunda-feira e vai até quarta-feira. Por enquanto essas são as únicas doses confirmadas. A prefeitura aguarda um novo carregamento, para definir a reabertura do calendário

—Caminhando do jeito que está, se as vacinas chegarem com a frequência que a gente espera, é possível sim chegar no final de abril com as pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades já vacinadas, o que melhora muito o quadro. Mas depende da chegada da vacina. A gente viu chegando no sábado uma quantidade muito grande de insumos para a Fiocruz. E começando essa produção não tenho dúvida que a gente vai ter muito resultado — disse o prefeito ao participar de um evento no Cristo Redentor, nesta manhã.

Quando deu início a vacinação dos idosos no fim de janeiro, o prefeito tinha a expectativa de atingir toda a população acima de 60 anos em dois meses, ou seja, até o fim de março. Porém, o atraso no envio das doses levou a prefeitura a interromper a vacinação por oito dias e a suspender um calendário que já havia divulgado.

— Nosso sonho é que ao longo de dois meses – isso vai depender da chegada da vacina – a gente possa vacinar todas as pessoas acima de 60 anos de idade, que é a população mais vulnerável – destacou Paes, na ocasião.

Toda a cidade foi novamente classificada com risco alto no último boletim epidemiológico do município devido à identificação da nova cepa proveniente de Manaus no Rio.O que tem sido motivo de preocupação, segundo Paes, é o aumento de casos em outros estados, que tem levado à falta de leitos. Os próximos passos para o município, diz, serão indicados pelo Comitê Científico:

— Eu nunca descartei lockdown nenhum. O que a gente tem que é trabalhar com a ciência. Os números do Rio são baixos e não há uma pressão sobre a rede pública. Temos uma diminuição de casos, de internações e de óbitos. Enquanto perdurar esse caso, é o que a ciência mandar, vamos fazer. Hoje mesmo vou conversar com o Comitê Científico porque estou preocupado com o aumento dos casos em outros estados e cidades, e não descarto medida nenhuma — destacou Paes.

Mais tarde, o prefeito fez uma postagem nas suas redes sociais na qual informava que já havia se reunido com o Comitê Científico e que recebeu do mesmo a orientação no sentido de manter as restrições que já havia adotado, além de intensificar o controle e acompanhar de perto os números da Covid-19. Segundo o texto, não há qualquer necessidade de ampliação das restrições, pelo menos nesse momento:

“O encaminhamento que recebi é de que devemos manter as restrições que já temos na cidade, —intensificando o controle — e acompanhar de perto os números da secretaria de saúde. Não há — nesse momento— qq necessidade de ampliação das restrições, segundo eles”, postou Eduardo Paes.

A campanha de vacinação contra Covid-19 foi reaberta nesta segunda-feira, no Rio para idosos com 79 de idade. Esse público será atendido nos pontos de imunização até quarta-feira. Amanhã e na quarta-feira, à tarde, haverá também repescagem para quem tem mais de 80 anos e para profissionais de saúde com 60 anos ou mais, que perderam o prazo inicial, sendo que estes últimos deverão apresentar carteira do conselho de classe.

Nesta segunda-feira a vacinação foi das 12h às 17h, nas unidades de saúde e nos postos de vacinação do Planetário da Gávea, do Museu da República, no Catete; do Tijuca Tênis Club e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Leme. Já na amanhã e na quarta-feira será das 8h às 17h.

Os postos drive thru da UERJ, no Maracanã, e do Parque Olímpico, na Barra, funcionam das 9h às 15h. As segundas doses para quem tomou nos drives será aplicada a partir das 12h

A Secretaria municipal de Saúde informou que está aguardando a confirmação do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde para anunciar as próximas etapas do calendário de vacinação na cidade.

Vacina de vento: polícia analisa documentos para saber se houve desvio de doses

A 12ª DP (Copacabana) está investigando o caso de uma técnica de enfermagem que foi filmada aplicando uma seringa vazia numa idosa num posto de saúde em Copacabana. Na semana passada, a delegada Bianca Xavier colheu o depoimento da residente do Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, acusada pela técnica de enfermagem Adenilde Lourenço da Silva de ter sido a culpada pela aplicação de “vacina de vento” na idosa de 85 anos, que negou responsabilidade pelo episódio.

Na ocasião, a delegada disse que ia solicitar ao posto de saúde documentos que comprovem o possível desvio de doses. A Polícia Civil informou nesta segunda-feira que “os documentos solicitados ao posto de saúde passam por análise para determinar se houve desvio de doses.”

Nova Iguaçu inicia vacinação de idosos de 78 e 79 anos

O município da Baixada Fluminense está vacinando a partir desta segunda-feira os idosos com 78 e 79 anos, dando continuidade a primeira fase de imunização da cidade. Os idosos de 79 anos serão imunizados nesta segunda e amanhã. Na quarta-feira e na quinta-feira será a vez dos idosos de 78 anos se imunizarem.

A prefeitura anunciou ainda que será acrescentado mais um ponto de vacinação Drive Thru na cidade, dessa vez no Shopping Nova Iguaçu. Com isso, a cidade passa a ter 15 locais disponíveis para atender todo o público-alvo, tanto de primeira quanto de segunda dose. A ampliação prevê evitar a formação de filas e aglomerações nestes locais, garantindo assim o cumprimento das recomendações do Ministério da Saúde.

Os postos funcionam das 8h30 às 16h, e o idoso deverá apresentar carteira de identidade, comprovante de residência, CPF e cartão SUS. Até o último sábado, foram vacinadas 23.858 pessoas no município, sendo 17.783 com a primeira dose e 6.075 com a segunda dose.

Niterói imuniza pessoas de 84 a 80 anos

O município de Niterói está vacinando nesta semana idosos de 84 a 80 anos. A parttir desta segunda-feira, os postos vão atender uma faixa de idade por dia, começando por quem tem mais de 84 anos. Para receber a primeira dose, é preciso levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade e CPF. A aplicação da segunda dose começou na última sexta-feira para quem foi imunizado com a CoronaVac.

Para saber em qual grupo está sendo convocado para a imunização, a população pode consultar nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153. Idosos acamados com mais de 80 anos estão sendo vacinando em domicílio, mediante solicitação feita pelo e-mail [email protected]. A imunização deve ser requisitada a partir do dia que haverá vacinação para a faixa etária do idoso. É preciso informar nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato.