Prefeitura de Manaus cumpre mais uma etapa para a implementação de sistema de gestão da qualidade

Prefeitura de Manaus avançou mais uma etapa na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado no modelo da norma ABNT NBR ISO 18091. O projeto-piloto do Programa de Gestão em Excelência Administrativa (Progea) está em andamento na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e visa dar mais efetividade na tramitação de processos, a partir da adoção de planejamento estratégico que possibilite, entre outros benefícios, melhorar e padronizar os processos, elevando a qualidade da gestão.

Para implantação do programa, são necessários, em média, dois anos de atividades. As etapas tiveram início em março deste ano e estão sendo conduzidas pelo Departamento de Planejamento (Depla) da Semad. Na última terça-feira, 16/8, foram iniciadas as tratativas para a formação do comitê que será responsável pela operacionalização do sistema de gestão.

“A modernização da gestão é uma das metas do prefeito David Almeida para que Manaus e seus habitantes recebam serviços de qualidade dentro do que a administração municipal tem a oferecer. A padronização é um mecanismo que permitirá uma maior agilidade e consequente resolutividade dos processos”, destaca o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

O Progea tem como finalidade, ainda, o controle de documentos do sistema; o gerenciamento baseado em processos; a inserção da mentalidade em riscos; a qualificação dos servidores; e o mapeamento e simplificação de processos.

A partir da implantação do programa, a prefeitura espera, entre outros, benefícios, consolidar a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente/cidadão e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; criar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente/cidadão; abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos; e assegurar a capacidade de apresentar conformidades com requisitos especificados de acordo com seu modelo de gestão.

Texto – Sandra Monteiro / Semad

Fotos – Nathália Castro / Semad