Prefeitura de Manaus realiza limpeza e desobstrução de bueiros em bairros da zona Centro-Oeste

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), está realizando, nesta quinta-feira, 11/8, a limpeza e desobstrução de bueiros entupidos, nas ruas da zona Centro-Oeste da capital, que em muitas das vezes causam alagações de vias e transtornos aos moradores.

O objetivo do trabalho, bastante rotineiro, é melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, retirando os resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo em vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas.

As equipes da Seminf trabalham nos bairros Dom Pedro, Planalto, da Paz e Redenção, utilizando um caminhão hidrojato, que possui como principal função, a sucção, permitindo que o equipamento limpe todo o lixo acumulado e sugue os resíduos que estejam bloqueando as caixas coletoras.

De acordo com a engenheira responsável pelo serviço, Socorro Diniz, o trabalho de limpeza e desobstrução de caixa coletora é realizado diariamente de forma manual pelas equipes dos distritos de obras, porém, com o hidrojato, o rendimento é dobrado, reduzindo os locais de inundação e facilitando o escoamento de águas pluviais em ruas e avenidas da cidade.

“Iniciamos o serviço pela rua Valdir Pequeno Neto, seguimos pela avenida Laguna, no conjunto Belvedere, bairro Planalto, e simultaneamente temos equipes no Dom Pedro, Redenção, bairro da Paz, e muitas outras áreas na cidade que estão sendo beneficiadas com esse trabalho. De forma mecanizada, otimizamos o serviço de limpeza e desobstrução com mais qualidade, fazendo o desentupimento total das caixas coletoras e do manilhamento”, garantiu a engenheira.

A Seminf ressalta que a ajuda da população é primordial para manter os bueiros livres de resíduos. A população deve ficar atenta ao acondicionamento correto do lixo, pois, a manutenção da limpeza das ruas, além de rios e igarapés, é de responsabilidade de todos e não apenas do poder público.

Texto – Valesca Martins/ Seminf

Fotos – Márcio Melo/ Seminf