Prefeitura orienta público do #SouManaus Passo a Paço 2022 sobre o descarte correto dos resíduos

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), orienta a população em relação ao descarte correto de resíduos produzidos durante o “#SouManaus Passo a Paço 2022”, maior festival de artes integradas do Norte do país, que ocorre até a próxima terça-feira, 6/9.

A pasta está trabalhando com mais de 200 funcionários, entre eles, do setor da varrição, coleta, lavagem e educação ambiental para garantir toda a limpeza da área central, zona Sul da cidade.

A ação de conscientização prevê a reciclagem de diversos resíduos plásticos produzidos nos quatro dias de festival. De acordo com o secretário da Semulsp, Altervi Moreira, os materiais recolhidos no “#Sou Manaus” será repassado para associações de catadores gerando renda para famílias que dependem dele.

“A ação contempla diversas ações de conscientização em relação à reciclagem, começando pela comunicação do festival, que vem incentivando o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos nas lixeiras e nos diversos pontos de descarte espalhados pelo Passo a Paço”, destacou Moreira.

Após o descarte feito pelo público, a Semulsp gerenciará os resíduos até as associações parceiras da Prefeitura de Manaus. Essas, por sua vez, serão responsáveis pela separação dos produtos.

Expoagro

Além do Passo a Paço, a Semulsp esteve presente no encerramento da 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), com exposição voltada para educação ambiental, no kartódromo da Vila Olímpica, localizado no bairro Alvorada, zona Oeste da capital. A limpeza foi realizada em todos os dias do evento.

Equipes de conscientização ambiental da Semulsp também participaram orientando os visitantes sobre o descarte correto dos resíduos. Os “Garis da Alegria” fizeram apresentações com músicas lúdicas de sensibilização ambiental, com o objetivo de fortalecer a cultura de reciclagem e diminuir o fluxo de resíduos direcionados aos rios, igarapés e aterro sanitário.

Durante o evento foram explanados diversos serviços que a Semulsp desenvolve como tijolos ecológicos, coletores flutuantes, Pontos de Coletas Voluntárias (PEVs), esculturas com material reciclável, entre outros trabalhos.

Texto – Rebeca Mota/ Semulsp

Fotos – Bruno Leão / Semulsp