Prefeitura promove capacitação sobre cuidados em HIV/Aids, em Manaus

Encontros acontecem até esta quinta (13).

A Prefeitura de Manaus, promove, até esta quinta-feira (13) uma capacitação sobre manejo e cuidados em HIV/Aids, voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Os encontros acontecem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio Filho, localizada na avenida 10, bairro Amazonino Mendes, zona Norte.

A capacitação, que conta com oito profissionais instrutores e 30 alunos, surgiu da necessidade de descentralizar o atendimento ao paciente portador do vírus HIV/Aids, mas que não apresenta sintomas relacionados à doença, por meio da realização do manejo em duas UBSs da capital – Arthur Virgílio Filho e Leonor Brilhante.

Entre os temas abordados, estão os aspectos éticos e legais das pessoas vivendo com HIV; Linhas de cuidado pré e pós-exposição (Pep e Prep); Manejo da sífilis adquirida e sífilis gestante, além do manejo da infecção pelo HIV na atenção básica e critérios para encaminhamento ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Fonte: G1