Primeiro dia de retorno da Faixa Azul em Manaus termina sem registro de ocorrências

Pista exclusiva para transporte coletivo e veículos autorizados foi reativada neste sábado (25).

A Faixa Azul voltou a ser de uso exclusivo de transporte públicos e veículos autorizados neste sábado (24), em Manaus. Em um dia de funcionamento ativo e da total proibição de veículos comuns de passeio nas vias, nenhum registro de ocorrência foi feito.

a Faixa Azul e seu funcionamento é válida nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Mario Ypiranga Monteiro. O monitoramento de “readaptação” do trânsito, após longo período de uso liberado, foi feito pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Logo nas primeiras horas do sábado, quando entrou em vigor a exclusividade da faixa, agentes de trânsito ainda presenciaram condutores de automóveis de passeio tentando utilizar a faixa, mas no decorrer do dia, os agentes constataram que motoristas passaram a obedecer a sinalização.

Para o motorista da linha 640, Francisco Carvalho, 44, a faixa exclusiva garante mais segurança e rapidez, tanto para os condutores do transporte coletivo quanto para os usuários.

“Sem essa prioridade, os motoristas dos carros tomam atitudes perigosas como ultrapassagens bruscas, que colocam em risco a vida de todos. Com a faixa, fazemos uma viagem mais tranquila, menos estressante e em um tempo muito menor”, ressaltou.

A intenção do reativamento da Faixa Azul é reduzir o tempo de viagem para mais de 400 mil usuários do transporte coletivo.

“É importante respeitar a faixa. A fluidez do transporte coletivo, do transporte de massa, é o que prevalece no plano de mobilidade. Então, estamos garantindo a facilidade para que as pessoas consigam chegar no seu destino”, avaliou o diretor de fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari.

Funcionamento

Conforme a sinalização instalada ao longo das avenidas, a faixa exclusiva funciona de segunda a sexta-feira, de 4h às 22h, e aos sábados, de 4h ao meio dia. Aos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos. O condutor que circular fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nos dias e horários de funcionamento, a faixa exclusiva deve ser utilizada por ônibus, táxis, veículo especial/fretamento, veículos de transporte de tropa e equipamento bélicos das forças armadas, veículos guincho em efetivo serviço de remoção, veículos de urgência, emergência e operacionais, devidamente identificados.

Fonte: G1