Rep. Democrática do Congo volta a confirmar casos de Ebola uma semana após declarar fim de epidemia

Quatro casos do vírus foram confirmados no nordeste do país. Vinte mortes por febre hemorrágica também foram registradas na região.

Um novo surto do vírus Ebola foi confirmado no leste da República Democrática do Congo, disse o governador Julien Paluku nesta quarta-feira (1º), uma semana depois de o país ter declarado o fim de um surto que matou 33 pessoas na região noroeste.

O último surto foi encontrado na província de Kivu do Norte, perto da fronteira do Congo com Uganda. “O vírus Ebola foi confirmado em Kivu do Norte “, escreveu Paluku no Twitter. “Eu peço calma e prudência”, continuou.

Quatro casos do vírus foram confirmados no nordeste do país, informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira. Vinte mortes por febre hemorrágica também foram registradas na região, disse o Ministério.

Não há evidências que sugiram uma ligação entre os últimos casos e a epidemia anterior.

Este é o 10º surto de Ebola no país centro-africano desde 1976, quando o vírus foi descoberto perto do rio homônimo no norte.

Autoridades de saúde congolesas e internacionais implantaram uma vacina experimental durante o último surto, que ajudou a conter sua disseminação após atingir uma grande cidade portuária fluvial.

Fim de epidemia uma semana antes

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo anunciou na terça-feira (24) o fim do surto de Ebola que teria matado 33 pessoas, após 42 dias sem novos casos.

Normalmente, um surto de Ebola é declarado como finalizado após 42 dias de que as amostras de sangue do último caso confirmado foram negativas pela segunda vez.

Surto começou em maio

Desde o início de maio deste ano, a República Democrática do Congo passou a apresentar novos casos da doença. Ao todo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram 53 novos registros – 38 confirmados e 15 prováveis. Vinte e nove pessoas morreram devido à infecção.

Por que o Ebola continua voltando

A primeira equipe da OMS foi ao país em 9 de maio, um dia após a declaração do novo surto da doença. Seis dias depois, um lote com mais de 4 mil vacinas saiu de Genebra, na Suíça, para Kinshasa, maior cidade do país africano. A imunização começou em 21 de maio.

Em 2014, um surto na África Ocidental matou pelo menos 11.300 pessoas na Guiné, Serra Leoa e Libéria.

Ebola: doença atinge República Democrática do Congo (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Ebola: doença atinge República Democrática do Congo (Foto: Alexan

Fonte: G1