Início Mundo Representante da esquerda, Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia

Representante da esquerda, Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia

Diferença para o adversário Rodolfo Hernández foi de apenas 717 mil votos

O economista Gustavo Petro foi eleito neste domingo (19) presidente da Colômbia ao derrotar no segundo turno o empresário Rodolfo Hernández, representante da direita e ex-prefeito da cidade de Bucaramanga. Primeiro político da esquerda a comandar o país, Petro obteve 50,49% dos votos contra 47,25% de Hernández. A diferença de votos foi de aproximadamente 717 mil votos.

“Hoje é um dia de festa para o povo. Que festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam absorvidos pela alegria que hoje inunda o coração da pátria. Essa vitória é para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e das praças”, escreveu Petro nas redes sociais. Ao seu lado ele terá Francia Márquez, primeira vice-presidente negra do país.

Petro nasceu na cidade de Ciénaga de Oro e na adolescência aderiu ao grupo guerrilheiro Movimento 19 de Abril (M-19). Nos anos 1980, foi preso por posse ilegal de armas e foi torturado pelo exército enquanto cumpria pena de 18 meses.

Antes de chegar à presidência, Petro foi deputado federal, senador e prefeito de Bogotá. Antes da eleição deste domingo, ele disputou a presidência duas vezes. Em 2018, ele perdeu o segundo turno para Ivan Duque.
ODIA