Secretaria de Saúde enviou equipes para Jutaí e Boa Vista do Ramos após aumento no número de casos de Covid-19, diz secretário

O secretário de saúde do Amazonas, Anoar Samad, disse nesta terça-feira (16), que enviou equipes para os municípios de Jutaí e Boa Vista do Ramos, após as cidades apresentarem aumento no número de casos de Covid-19.

O município de Boa Vista do Ramos, inclusive, entrou em alerta após um aumento no número de casos da doença. Em uma rede social, a Prefeitura Municipal afirmou que a cidade está enfrentando um novo pico da pandemia. A situação também começa a piorar em Jutaí. No dia 8 de novembro, a cidade registrou 87 novos casos de infecção pelo vírus.

“Nós tivemos essa informação e já mandamos equipes. Essas equipes já tem quase 10 dias por lá, e elas estão trazendo esses relatórios. Precisamos ter esses dados, que são, como tá a vacinação, quantos vacinaram a primeira dose, quantos receberam a segunda, quantos não vacinaram, se vacinaram as duas doses, quando foi a última, todo esses relatórios vamos ver”.

Samad também explicou que os municípios tem forte presença de indígenas, e que alguns, por motivos religiosos, não se imunizaram, o que pode influenciar no aumento de casos da doença.

“São regiões que tem população indígena, alguns que, por motivos religiosos não permitem a vacinação, então conversamos com o Ministério da Saúde. E o problema é que você também não consegue manter o índio isolado, aquele que está contaminado, e ele quer andar e acaba contaminando outros”, explicou.

Todavia, o secretário ressaltou a importância da vacinação e explicou que os imunizantes tendem a evitar formas da grave da doença.

“O principal efeito dos imunizantes é evitar as formas graves, internações, UTI e óbitos, e isso vem diminuindo bastante. As pessoas dizem: ‘ai, eu peguei covid e estou imunizado’. […] Quantos morreram por causa da vacina? Quantos morreram por Covid? Covid gera imunidade sim, mas gera imunidade matando muitos para que os outros sejam imunizados. A vacina não. São quatro milhões de doses já aplicadas aqui no estado”.

G1AM