Segunda fase de demolições de obra na Constantino Nery em Manaus tem início

Cronograma estabelecido já atingiu 20% de obra executada

A segunda fase de demolições da obra do Complexo Viário Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, em Manaus, teve início nesta semana, em uma área de 408 metros quadrados, segundo informou a Prefeitura de Manaus. O cronograma estabelecido já atingiu 20% de obra executada.

A obra teve início há pouco mais de três meses.

O novo sistema irá interligar os bairros Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul, e São Jorge, na zona Oeste, por meio de duas passagens subterrâneas nas ruas Pará e João Valério. A estimativa é de que todo o projeto seja concluído em até 15 meses.

As equipes da obra também vêm trabalhando na implantação das tubulações de drenagem profunda, que possuem a função de realizar a captação das águas pluviais do complexo viário e destiná-las ao igarapé da Cachoeira Grande, na zona Oeste. Estão sendo implantadas quase 250 metros de drenagem, o que vai assegurar as boas condições da área em dias de chuva. Na sequência, a escavação das trincheiras será iniciada, dando forma ao anel viário.

Paralelamente, as equipes de obras também iniciam a terraplanagem na área e continuam a execução das 38 estacas de concreto com 12 metros de profundidade, somente na passagem da rua Pará. A mesma fundação já foi realizada no cruzamento da Constantino Nery com a João Valério. Até o momento, 393 estacas secantes já foram implantadas.

Desvios

Vale destacar que a interdição no entorno da obra continua. O condutor que vem pela Constantino Nery, sentindo bairro/Centro, que antes fazia desvio pela Arthur Bernardes, passa a seguir pelo contrafluxo na própria Constantino, assim como já fazem os ônibus do transporte coletivo.

Para quem segue do São Jorge para a Constantino Nery, há um novo desvio pela rua Emílio Ruas, em direção à avenida Brasil, uma vez que a ponte da avenida São Jorge, sentido bairro/Centro, está interditada. O fluxo para quem segue da Constantino Nery para o São Jorge, sentido Ponta Negra, segue sem alteração.

Fonte: G1