Seminário Carnaval em Andamento reúne acadêmicos e estudiosos do Samba, na LIESA

 

Pesquisadores sobre a festa carnavalesca em suas variadas abordagens participam do III Seminário Carnaval em Andamento, no auditório da LIESA, na Av. Rio Branco, 4, 17º andar, no Centro do Rio. O evento é resultado da parceria entre o Instituto de Artes da Uerj e o Departamento Cultural da Liga Independente, com apresentações de pesquisas realizadas por doutorandos e recém-doutores em diversas áreas do conhecimento, e busca divulgar os mais recentes estudos acadêmicos ligados ao Carnaval. A palestra inaugural, realizada na tarde desta quarta-feira, 16, foi feita pelo antropólogo Fábio Pavão, presidente da Portela.

 

 

Coube ao presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, dar as boas vindas aos participantes do Seminário. Destacou que a Liga tem investido bastante em seu setor cultural, ampliando um acervo sobre a maior festa popular do País e que, num futuro próximo, espera ver materializado o sonho de construção do Museu do Carnaval, na Cidade do Samba.

 

 

Estado atento às comunidades do Samba

A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destacou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está de mãos dadas com a LIESA, apoiando iniciativas que objetivem disseminar a cultura popular e a economia criativa, abrindo mercado para as populações das comunidades do samba. A secretária anunciou que foram publicados, recentemente, editais do projeto Folia RJ 2023, estabelecendo normas para a destinação de recursos a grupos de folias de reis, bate-bolas e blocos de rua.

 

– 

 

O diretor Cultural da LIESA, Luis Carlos Magalhães, comemorava a chance de trazer o Seminário para as dependências da Liga Independente, fazendo um link entre acadêmicos que pesquisam a cultura popular e estudiosos que se dedicam ao trabalho cultural das Escolas de Samba. Idealizador do Projeto, o professor Felipe Ferreira atuou como apresentador das mesas e mediador dos debates, que começaram nesta quarta-feira, 16, e vão até sexta, dia 18, nos períodos da manhã e da tarde. Os carnavalescos da Grande Rio, acadêmicos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, estão entre os palestrantes.

 

LIESA